Pastoral Carcerária da Paróquia de N. Sra. da Conceição em Malta, visita Cadeia Pública

A Campanha da Fraternidade é um modo privilegiado pelo qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma, e convida-nos a olhar, de modo mais atento e detalhado para a vida. A Pastoral Carcerária da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Malta, neste tempo propício, desenvolve um trabalho voltado aos detentos da Cadeia Pública daquela cidade, levando a palavra de Deus, como também auxílio para alimentação e higiene.

Somos convidados, a partir da CF 2020, a abrir os olhos, sentir compaixão e cuidar do próximo. Neste sentido a atual pandemia nos leva a vivenciar um momento diferente de tudo que vivemos até aqui. O isolamento social provocado até então nos leva a refletir sobre o contexto do isolamento, da privação da liberdade, em detrimento da saúde, da vida; temos a oportunidade de, num ato cristão, rezar também pelos irmãos encarcerados.

A Pastoral Carcerária, apesar de ter sua atuação restrita nesse momento por conta da quarentena instaurada e da proibição às visitas, enxerga que seus agentes têm uma importante função de dialogar com os familiares para saber como a situação nas prisões está, e também auxiliar como for possível para amenizar o sofrimento do cárcere.

O Agente Penitenciário e Diretor da Cadeia de Malta, Francisco de Assis Alves enfatiza a importância do trabalho dos agentes: “O trabalho da pastoral é muito importante, uma vez que os presos têm nos agentes a consideração de familiares, já que é muitas vezes, o único contato que eles mantêm com alguém de fora e, sobretudo, para acalma-los com a palavra de Deus”.

Sabendo que os presos necessitam de produtos de higiene, alimentação adequada e remédios, a Pastoral Carcerária busca parcerias no comércio e pessoas da comunidade, para arrecadar alimentos para lanches, medicamentos, produtos de higiene pessoal para todos os detentos, sobretudo para aqueles de outros Estados, distantes das famílias. Atualmente a Unidade Prisional de Malta mantém 20 detentos em regime fechado, dentre estes, alguns de outros Estados.

“Estamos levando o básico que conseguimos e buscando meios de arrecadar material de higiene como sabão, sabonete, detergente e álcool. As nossas arrecadações chegam até eles como sinal de que somos presença pastoral ativa aqui fora. Por isso fazemos um apelo para quem puder ajudar, que nos procure ou procure a secretaria paroquial e nos faça doações, por mais simples que seja, ajuda e muito” – apela a Coordenadora Maria Lidiana Rodrigues D. Marques.

O tema da CF 2020 nos leva à prática da compaixão para com o próximo como ato vivo de amor, rompendo com a indiferença e se comprometendo com o outro; é um olhar compassivo que reconhece a dignidade de cada um e procura resgatá-la: “Viu, sentiu compaixão, e cuidou dele” (cf Lc 10, 33-34).

HUMBERTO SOUSA
PASCOM – MALTA