Dom Expedito Eduardo de Oliveira
- 08/01/1910: Nascimento em Pacatuba-CE;
- 14/02/1924: Ingresso no Seminário da Prainha em Fortaleza;
- 30/11/1933: Ordenação Presbiteral;
- 01/10/1953: Nomeado Bispo Titular de Barca e Auxiliar de Fortaleza por S.S. Pio XII;
- 13/12/1953: Sagração Episcopal;
- 30/11/1958: Jubileu de Prata Sacerdotal;
- 25/01/1959: Nomeado 1º Bispo de Patos por S.S. João XXIII;
- 12/07/1959: Empossado nesta Diocese por Armando Lombardi, Núncio Apostólico;
- 1962: Adquire a Rádio Espinharas de Patos para a Diocese;
- 13/05/1962: Cria a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Patos;
- 10/06/1962: Cria a Paróquia de São Sebastião, na cidade de Patos;
- 24/03/1963: Funda o Instituto Educacional São José e confia-o às Irmãs Josefinas;
- 28/07/1963: Primeira Ordenação Presbiteral na Diocese: Pe. Valdomiro Amorim;
- 30/08/1965: Cria a Paróquia de N. Sra. dos Remédios em Nova Olinda-PB;
- 18/09/1966: Cria a Paróquia de N. Sra. da Conceição em Água Branca-PB;
- 20/01/1967: Cria a Paróquia de São Sebastião em Catingueira-PB;
- 18/09/1968: Cria a Paróquia de São Miguel Arcanjo em Tavares-PB;
- 26/09/1973: Recebe o título de Cidadão Paraibano;
- 01/01/1977: Cria a Paróquia de Santa Terezinha em Juru-PB;
- 13/12/1978: Jubileu de Prata Episcopal;
- 06/01/1980: Cria a Paróquia de N. Sra. do Desterro em Desterro-PB;
- 14/09/1980: Cria a Paróquia de N. Sra. do Livramento em Livramento-PB;
- 15/08/1981: Cria as Paróquias de São Pedro em Patos-PB e N. Sra. das Dores em Mãe d’Água-PB;
- 08/05/1983: Falecimento, com 73 anos de idade, vítima de parada cardíaca e infarto agudo do miocárdio. Seu corpo foi sepultado na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos.
Dom Expedito Eduardo de Oliveira participou de todas as sessões do Concílio Ecumênico Vaticano II de 1962 a 1965 em Roma
BULA DE NOMEAÇÃO DE DOM EXPEDITO, PRIMEIRO BISPO DE PATOS
João, Bispo, Servo dos servos de Deus, ao nosso venerável irmão, Dom Expedito Eduardo de Oliveira, até então Bispo Titular de Barca e Auxiliar de Fortaleza-CE, nomeado primeiro Bispo de Patos-PB, Bênçãos Apostólicas.
A Santa Igreja de Cristo, como a mais carinhosa das mães, providencia para que as Dioceses recém-criadas com o intuito de prover adequadamente as necessidades de cada região, sejam confiadas ao Governo dos Pastores mais diligentes e experimentados, de modo que à obra auspiciosamente começada não falte o remate do adorno e lustre conveniente. Por isso, tendo fundado pela nossa Bula “Quandoquindem Deus” de 17 de janeiro deste ano, a Diocese de Patos, que até agora estava esperando um Bispo próprio, desejoso de provê-lo da melhor maneira, não julgamos nenhum outro mais apto para tal encargo do que a ti, Venerável Irmão, cujas virtudes e cuja experiência no trato dos homens e dos negócios bem conhecemos. Tendo, pois, ouvido o parecer de nosso Venerável Irmão o Cardeal Secretário da Sagrada Congregação Consistorial, em virtude de nossa autoridade suprema, te desligamos da Igreja titular de Barca e te transferimos como Bispo para a Diocese de Patos, sufragânea da Sede Metropolitana da Paraíba, e dela te concedemos o cuidado, o governo e a administração, tanto no espiritual como no temporal, com todos os direitos, honrarias, encargos e obrigações próprias de tão árdua e elevada dignidade. Queremos, porém, que antes de tomares posse de tua Diocese, prestes na presença de qualquer Bispo Católico, o juramento de fidelidade a nós e aos Pontífices Romanos. Feito isto, remeterás sem demora à Sagrada Congregação Consistorial a fórmula do juramento prestado, assinado e carimbado por ti e pelo referido Bispo. Dispensamos-te de renovar a confirmada profissão de fé, prescrita pela Lei Canônica; revogadas todas as disposições em contrário. Para determinar, de bom grado, Venerável Irmão, te encomendamos ao Deus Onipotente, e cordialmente te exortamos a que, depois de te seres até agora mostrado Prelado laborioso e merecedor de encômios, no teu novo posto, continues a desempenhar um papel brilhante à frente de teu povo, qualquer que sejam as conjunturas adversas ou prósperas.
Dada e passada em Roma, junto a S. Pedro, a 25 de fevereiro de 1959, primeiro de nosso Pontificado.
ATA DE POSSE DE DOM EXPEDITO EDUARDO DE OLIVEIRA
Aos doze dias do mês de julho de mil novecentos e cinquenta e nove, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia, na cidade de Patos, Estado da Paraíba, altas autoridades, membros do Clero Diocesano e Regular, e grande número de fiéis, sob a presidência do Exmo. Sr. Núncio Apostólico Dom Armando Lombardi, Dom Expedito Eduardo de Oliveira apresentou ao Clero presente à cerimônia a Bula de sua nomeação, tomando assim, canonicamente, posse da nova Diocese de Patos. Assinada a ata de quatro vias pelo Exmo. Sr. Núncio Apostólico Dom Armando Lombardi, pelos Exmos. Srs. Bispos presentes, pelas altas autoridades e por membros do clero, o Exmo. Sr. Dom Expedito Eduardo de Oliveira dirigiu aos presentes sua primeira alocução como novo Bispo de Patos. Prestada a obediência do clero ao novo Bispo, o Exmo. Sr. Núncio Apostólico entoou solene “Te Deum”, com que se encerram as cerimônias. E para constar, foi lavrada a presente Ata.
+ Armando Lombardi, Núncio Apostólico do Brasil
+ Expeditus, EP. Patoense,
+ Zacarias, Bispo Auxiliar de Crato,
+ José, Bispo de Garanhuns,
+ Otávio, Bispo de Campina Grande,
+ Manoel, Vigário Capitular da Arquidiocese da Paraíba,
+ Fernando, Arcebispo de Goiânia,
Pedro Moreno Gondim,
Drault Ernani de Melo,
Ernani Sátyro.
JUBILEU DE PRATA EPISCOPAL DE DOM EXPEDITO EDUARDO DE OLIVEIRA
Em 13 de dezembro de 1978, a Diocese de Patos comemorou com grande júbilo os 25 anos de episcopado do seu primeiro Bispo Diocesano, Dom Expedito Eduardo de Oliveira. Foram várias as celebrações e as homenagens seja na Catedral Diocesana seja nas demais igrejas da Diocese, bem como da parte das autoridades constituídas na cidade de Patos-PB.
Na manhã do dia 13 de dezembro, Dom Expedito conferiu a ordem presbiteral ao Diácono Raimundo Norberto da Silva. À tarde, com a presença de vários bispos e padres, entre eles o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Pessoa Câmara, e o Arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires, Dom Expedito presidiu a Santa Eucaristia defronte à Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia.
FALECIMENTO DO 1º BISPO DE PATOS, DOM EXPEDITO EDUARDO DE OLIVEIRA
Em pleno exercício de seu episcopado nesta Igreja Particular de Patos, Dom Expedito Eduardo de Oliveira foi vítima de um enfarto agudo do miocárdio em 08 de maio de 1983, aos 73 anos de idade, 49 anos de sacerdócio, 29 anos de episcopado e 24 anos à frente da Diocese de Patos. Seu falecimento prematuro abalou profundamente o povo diocesano. Seu corpo foi velado por uma multidão incalculável de fiéis na Catedral Diocesana onde foi sepultado.