DIOCESE
DE PATOS

VII Assembleia Regional da Cáritas, em Patos-PB

Gestão: uma dimensão pedagógica do poder serviço. Este é o tema da VII Assembleia Regional da Cáritas Brasileira Nordeste 2, que acontece nesta sexta-feira (25), e segue até o próximo domingo (27), no Centro de Treinamento Diocesano, na cidade de Patos (PB). O lema do evento remete à expressão de fé e o sentimento do coração de um grande líder, quando Josué fala ao povo “eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js.24,15).

Está prevista a participação de aproximadamente 70 pessoas, entre elas o bispo da Diocese de Patos e referencial da Cáritas NE2, Dom Eraldo Bispo da Silva; a diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos; a secretária regional da Cáritas Ceará, Patrícia Amorim; além de representantes das entidades-membro nos Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, e convidados de organizações parceiras.

“O objetivo da Assembleia é avaliar os processos de gestão da Rede Cáritas frente aos novos cenários. No contexto regional, nós iremos avaliar a gestão como uma dimensão pedagógica do poder serviço”, afirmou o secretário da Cáritas NE2, Angelo Zanré. Segundo ele, cinco oficinas temáticas serão realizadas durante a Assembleia, com a proposta de subsidiar o norte da reflexão central. São elas: Gestão da Rede Cáritas; Organização em Rede; Inserção nos espaços da Igreja; Sustentabilidade; e Processos eletivos da Rede Cáritas.

Além do tema central da Assembleia, outras questões também terão destaque, como a eleição de novos membros para composição do Conselho Regional da Cáritas NE2. Constam ainda na pauta questões relacionadas ao processo que culminará na XX Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira, que acontecerá de 12 a 15 de novembro, em Brasília (DF), quando serão definidos novos rumos para a gestão da Rede Cáritas.

Sobre a Cáritas:

A Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 164 organizações-membro da Rede Cáritas Internacional presentes no mundo.

Nacionalmente, a Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Está organizada em uma rede com 178 entidades-membro, 12 regionais, entre eles o Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) – e uma sede nacional. Atua em 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas.

No fomento às iniciativas de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional, Fundos Solidários, envolvendo jovens, mulheres, catadores(as) de materiais recicláveis, pequenos(as) agricultores(as), acampados(as) e assentados(as) de reforma agrária, ribeirinhos, quilombolas e indígenas, comunidades em situação de riscos e afetadas por desastres socioambientais, a Cáritas valoriza e aposta em ações locais, comunitárias e territoriais, em relações solidárias em que a luta por direitos e a construção de um desenvolvimento local e solidário e sustentável caminham juntas.

Programação:

Dia 25

14h Abertura da Assembleia;
16h – Análise de Conjuntura: Painel | Gestão da Rede Cáritas frente aos novos cenários na Região Nordeste;

Dia 26

09h – Oficinas temáticas: Gestão da Rede Cáritas(Casa do Pão);
Organização em Rede (Casa da Esperança);
Inserção nos espaços da Igreja (Casa do Amor);
Sustentabilidade(Casa da Misericórdia);
Processos eletivos da Rede Cáritas (Casa da Solidariedade).
14h – Preparação para XX Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira;
16h – Eleição do Conselho Regional da Cáritas;

Dia 27

9h – Relatório de prestação de contas: financeiro e atividades;
10h30 – Socialização da Campanha 10 Milhões de Estrelas;
11h30 – Mística de envio.

Kilma Ferreira :: Assessora de Comunicação da Cáritas NE2

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS