DIOCESE
DE PATOS

Tríduo Pascal em Piancó

Em continuidade à programação da Semana Santa na Paróquia de Santo Antônio em Piancó, na Sexta Feira Santa deu-se início ao Tríduo Pascal com a  reza da Via Sacra às 5h da manhã presidida pelo Padre Francisco das Chagas, com a presença de um grande número de fiéis saindo da Igreja Matriz até a Capela de São José. Durante o trajeto foi encenada a Paixão de Cristo, pelos jovens membros do EJC e do Setor Jovem da paróquia. Num clima de muita oração e meditação, todos puderam refletir sobre o sofrimento de Jesus e a sua caminhada para o Calvário carregando a cruz em favor da nossa salvação.

Às 11h da manhã, na Igreja do Rosário foi celebrado o OFÍCIO DA AGONIA, conduzido  pelo Padre Francisco e equipe de liturgia, que entoaram  o canto das lamentações e outros rituais meditativos. Durante a celebração, um grupo de sete jovens entravam solenemente com velas acesas e nos ajudavam a refletir sobre às sete últimas palavras de Jesus, antes de sua morte; após cada palavra relfetida, apagava-se uma vela. Também foi feita a entrada solene da Imagem de Nossa Senhora das Dores conduzida por um grupo de senhoras, que ao final da celebração seguia na Procissão do Silêncio acompanhada pelas centenas de fiéis trajados de preto, recordando o escuro véu que cobriu o mundo durante à morte do nosso Salvador Jesus Cristo.

A Celebração da Paixão, teve início às 16h, e ao final, foi realizada a Procissão do Senhor Morto com destino à Igreja do Rosário.

No Sábado Santo, foi celebrada a Vigília Pascal, precedida pela Bênção do Fogo com o Círio Pascal, no pátio da igreja de Santo Antônio, onde se deu a referida Celebração, com a realização dos Sacramentos do Batismo e Crisma para os trinta e oito Catecúmenos que se fizeram presentes com seus padrinhos. A igreja estava repleta de fiéis que se alegravam com cantos de júbilos, davam glórias ao Senhor Jesus, vencedor da morte. No domingo, encerrava-se o Tríduo Pascal com a Santa Missa  às 19h, com a presença de muitos católicos que alegremente participavam da Solenidade da Ressurreição Gloriosa de Jesus.

Ao final, o Padre Francisco das Chagas, fez um justo agradecimento a todos  que serviram nas diversas funções, e juntos de forma planejada e organizada contribuíram para as celebrações em memória deste grande acontecimento na história da salvação da humanidade.

“À todos uma SANTA E ABENÇOADA PÁSCOA”, foram os votos do Padre Francisco aos paroquianos e paroquianas que compareceram a Semana Santa na Paróquia de Santo Antônio em Piancó.

 

Maria Leite (Preta) – Pascom Paroquial

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS