DIOCESE
DE PATOS

“Tenho Sede” movimentará Canonização de Madre Teresa de Calcutá

O Projeto Madre Teresa de Calcutá promoverá o evento “Tenho Sede” como parte das comemorações alusivas à Canonização da Beata Madre Teresa de Calcutá.

A Solene Cerimônia de Canonização será presidida por Sua Santidade o Papa Francisco em Roma no próximo dia 04 de setembro na Praça de São Pedro e é aguardada com júbilo por toda a Igreja e em especial pelo projeto que caminha iluminado pela obra social da religiosa.

Esse projeto de inspiração Católica nascido na cidade de Patos, Paraíba tem atuação em todo o território diocesano evidentemente acompanhado pelo pastor desta Igreja Particular, Dom Eraldo Bispo da Silva.

Com seu carisma voltado para o atendimento aos pobres, conforme seu estatuto que legalmente é mantido pela Associação Santa Teresa de Calcutá é o único do Regional Nordeste II da CNBB que leva o nome da beata que será elevada a honra dos altares.

Ganxhe Bojaxhiu, a Madre Teresa, nasceu em Skopje (Macedónia), pequena cidade com cerca de vinte mil habitantes então sob domínio otomano, a 26 de agosto de 1910, no seio de uma família católica que pertencia à minoria albanesa, no sul da antiga Jugoslávia.

Sua vida e sua missão sempre foi o cuidado com os pobres, a vida de oração e a obediência à voz da Igreja, a religiosa faleceu a 5 de setembro de 1997, na casa geral da congregação que fundou, em Calcutá, aos 87 anos de idade.

Foi beatificada por João Paulo II a 19 de outubro de 2003, depois de o Papa polaco ter autorizado que o processo decorresse sem esperar pelos cinco anos após a morte exigidos pela lei canônica.

A canonização, ato reservado ao Papa desde o século XIII, é a confirmação, por parte da Igreja Católica, que um fiel católico é digno de culto público universal (os beatos têm culto local) e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

O evento “Tenho Sede” acontecerá durante 03 dias com uma programação que inclui mesa redonda e exposição da vida de Madre Teresa à partir das 19h no dia 02 de setembro no auditório do Guedes Shopping, grande adoração pública na Concha Acústica no dia 03 de setembro à partir das 18h30 com louvor, apresentações e muito mais e no dia 04 de setembro no período da manhã visita a todas as casas da comunidade Vila Nova, próximo do bairro São Sebastião e à tarde atendimento com profissionais de diversas áreas (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, cabeleireiro dentre outros).

Encerrando o evento, será presidida a Santa Missa a partir das 17h no mesmo bairro e será servido um Jantar de Confraternização.

*Carlos Silva – 2º secretário da ASTEC (Associação Santa Teresa de Calcutá)

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS