DIOCESE
DE PATOS

Solenidade da Vigília Pascal e missa Domingo de Páscoa, em Livramento

Em comunhão com todas as comunidades cristãs espalhadas pelo mundo todo, a Paróquia de Livramento teve a alegria de celebrar a Solene Vigília Pascal; a celebração mais importante do ano, a mãe de todas as vigílias. Um forte momento para fortalecermos nossa fé em Jesus Cristo que venceu a morte e o pecado.

Nesse ano, a Vigília começou por volta das 20h do dia 26/03, do Sábado, com a Benção do Fogo.

Em frente ao cemitério da saudade foi feito uma fogueira que serviu para ascender o Círio Pascal, que por sua vez nos recorda o Cristo Ressuscitado. Depois da Benção do Círio, o povo de Deus saiu com suas velas acessas em procissão pelas Ruas de nossa Cidade até chegar a Igreja Matriz. Em seguida, dando continuidade a Solene Vigília Pascal, Pe.Jerinaldo cantou solenemente a Proclamação da Páscoa, enquanto o povo de Deus em silêncio e com suas velas nas mãos acompanhava todo o rito com profundo respeito.

A segunda parte da Celebração se deu por meio da Liturgia da Palavra na qual proclama as grandes maravilhas realizadas por Deus ao longo da história da humanidade, da criação, passando por Passagem do Mar Vermelho até o anúncio do Evangelho que narra a aparição de Jesus Ressuscitado às mulheres, que são mandadas para anunciar a ressurreição aos irmãos. Dentro dessa mesma Liturgia é importante destacar a Proclamação Solene do Aleluia Pascal, feito pelo Pe. Jerinaldo e repetido pelos fiéis (três vezes), antes do Evangelho.

Dentro dessa mesma Liturgia aconteceu a Benção da água na qual é submergido o Círio Pascal, simbolizando a descida de Cristo no sepulcro e sua respectiva ressurreição. Finalizado esse momento, a Celebração deu continuidade com a Liturgia Eucarística, na qual destaca a ideia de Cristo Cordeiro Pascal que tira o pecado do mundo – que destruiu a morte e ressurgindo deu-nos a vida.

Na manhã deste domingo (27), fiéis lotaram a Igreja da Matriz de Nsra do Livramento. A missa solene de Páscoa foi comandada pelo vigário paroquial Pe. Jerinaldo.

Muitos fiéis não conseguiram entrar na igreja e acompanharam a celebração religiosa fora da Matriz.

A data em que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo, possui um significado especial para os católicos. De acordo com a paroquiana Maria de Lourdes, que participou da solenidade, a Páscoa têm um significado especial. “A Páscoa representa a alegria de estar com Jesus, paz, Vida Nova, descreveu.

Segundo a tradição católica, o sacrifício de Jesus Cristo ao morrer na cruz para salvar seus irmãos deve ser relembrado. E teria sido no domingo que a vida venceu a morte e o filho de Deus ressuscitou.

Pascom: Pastoral da Comunicação de Livramento-PB

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS