Aconteceu nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2022, no Centro de Treinamento de Liderança (CTDL), na cidade de Patos, a Assembleia Diocesana de Pastoral. O evento contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, dos padres, diáconos, representantes das pastorais, movimentos e serviços da Diocese, membros das Novas Comunidades e Institutos Religiosos, além dos representantes dos Pilares (Palavra, Pão, Caridade e Missão), totalizando 108 participantes. Durante o encontro foram tratados os seguintes assuntos: 1) prioridades pastorais para o ano 2022; 2) Campanha da Fraternidade 2022; 3) encerramento do Ano Josefino; 4) conclusão do Ano Família Amoris Laetitia; 5) implantação da Escola de Formação Teológica.
No primeiro dia de encontro, após o momento de acolhida e oração, os Representantes dos Pilares apresentaram as prioridades e ações a serem desenvolvidas por cada um ao longo do ano. Falaram, pela ordem: Diác. Alexandre Cesar (Pilar da Palavra), Irenaldo Pereira de Araújo (Pilar da Caridade), Pe. Elias Ramalho (Pilar da Missão) e Pe. Edvan Cabral (Pilar do Pão). Em seguida, Dom Eraldo fez uso da palavra para destacar a importância da participação da Equipe de Campanhas nas futuras formações promovidas pelo Pilar da Palavra; pediu mais engajamento dos Pilares na implementação do “Dízimo Missionário” nas paróquias; incentivou uma maior participação dos organismos ligados ao Pilar da Caridade na formulação de ações concretas que enriqueçam o planejamento pastoral diocesano e falou sobre a presença missionária da Igreja nos novos assentamentos urbanos. Os debates foram encerrados às 21h40, com um momento mariano.
No sábado, a programação teve início às 7h, com a Santa Missa presidida por Dom Eraldo e concelebrada pelos sacerdotes presentes à Assembleia. Às 8h30, após a acolhida realizada pela equipe de animação, a Equipe de Campanhas, coordenada por Pe. José Adalberto e Pe. José Elielton, fez uma exposição sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2022, a partir do Texto-Base fornecido pela CNBB, em seguida elencou as atividades propostas para o setor. Na sequência, Pe. Alixandre Soares falou sobre a Escola de Formação Teológica; Pe. Antonio Abreu apresentou a programação para o encerramento do Ano Família Amoris Laetitia, que acontecerá em 26 de junho 2022. Na sequência, foram apresentadas propostas para o encerramento do Ano Josefino na Diocese. A Assembleia foi encerrada às 12h40min, com um almoço.
DAS PROPOSTAS E COMPROMISSOS ASSUMIDOS:
ATIVIDADES DOS PILARES
Sem perder de vista a atual conjuntura de pandemia, os Pilares da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão assumiram os seguintes compromissos.
- Pilar da Palavra:
- Promover a animação Bíblico-Catequética dos fiéis, em parceria com o CTDO.
- Comtemplar o tema da CF 2022 “Fraternidade e Educação” nas formações.
- Promover momentos de conscientização e catequese sobre o Dízimo Missionário.
- Integrar e organizar o setor de catequese nas paróquias.
- Fazer do ECC/EJC uma escola de formação permanente, em vista do fortalecimento da família, enquanto Igreja doméstica.
- Realizar encontros para formação de Ministros da Palavra para auxiliar na setorização e formação de comunidades eclesiais missionárias nas paróquias, à luz do Plano Diocesano de Pastoral e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja (CNBB, Doc. 109).
- Assumir o CTDO como caminho e espaço diocesanos de formação permanente dos discípulos/as missionários/as.
- Pilar da Caridade:
- Realizar encontro de preparação para a Campanha da Fraternidade 2022.
- Realizar encontro de formação para o Setor de Pastoral Social.
- Realizar encontro de formação sobre a 6ª Semana Social Brasileira).
- Realizar encontro de preparação para o “Grito dos Excluídos 2022”.
- Realizar encontro de formação sobre a Jornada Mundial dos Pobres.
- Realizar Assembleia do Pilar da Caridade.
- Pilar da Missão:
- Fortalecer o Conselho Missionário (CMPP) como organismo permanente de animação missionária na paróquia.
- Realizar encontros missionários nas foranias para membros do CMPP e animadores de comunidades.
- Reorganizar a Infância e Adolescência Missionárias na Diocese e realizar encontros de formação com os animadores nas foranias.
- Realizar Coletas Missionárias e promover o gesto concreto do “Cofrinho” da Infância e Adolescência Missionárias.
- Incentivar a realização de Círculos Bíblicos semanais, priorizando a Campanha da Fraternidade, a Semana Diocesana de evangelização sobre o Dízimo, a Semana Nacional da Família, o Mês missionário e o Natal em família.
- Realizar mutirões missionários para visita às famílias por ocasião da festa do padroeiro(a) e outros momentos específicos da vida da Igreja.
- Intensificar a presença de grupos missionários que expressem o estado permanente de missão, como Infância e Adolescência Missionária; Juventude Missionária; Famílias Missionárias; Grupos de Espiritualidades ligados às Santas Missões Populares e/ou Carismas Congregacionais, novas comunidades.
- Fortalecer o compromisso com a Missão Além-fronteiras.
- Visibilizar a presença das Pontifícias Obras Missionárias.
- Multiplicar e distribuir com missionários e membros das pastorais e movimentos a mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial Da Missão (3º domingo de outubro).
- Pilar do Pão:
- Promover estudos sobre os Documentos da CNBB sobre a Animação da Vida Litúrgica no Brasil (Doc. 43) e sobre Ministério e Celebração da Palavra (Doc. N.º 108), além de capacitar as pessoas para melhor proclamar a Palavra e para os cânticos litúrgicos.
OUTRAS ATIVIDADES PROPOSTAS
- Equipe de Campanhas:
- Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2022.
- Abertura da CF 2022 nas paroquias, no dia 02/03/2022.
- Realização de Encontro com os Secretários de Educação, no Centro de Treinamento de Lideranças, em Patos, no dia 11/03/2022.
- Coleta da Solidariedade nos dias 9 e 10/04/2022, em todas as Paróquias.
- Realização de Mesa Redonda com representações do Setor de Educação, no dia 03/05/2022, com transmissão pelo CTDO.
- Realização de Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Patos, no dia 14/10/2022, sobre o tema da Campanha da Fraternidade (Dom Eraldo propôs à Equipe de Campanhas a realização de audiências públicas nas demais cidades da Diocese, para tratar do tema “Educação e Fraternidade”).
- Realizar capacitações sobre como acessar recursos geridos pela CNBB e organismos ligados ao terceiro setor para implementação de projetos sociais nas paróquias.
- Encerramento do Ano Família Amoris Laetitia:
- Antonio Abreu propôs a realização de atividades durante a Semana Mundial da Família, no período de 23 a 26/06/2022, a partir das sugestões apresentadas pelo Pontifício Conselho para a Família.
- Encerramento do Ano Josefino:
- Dom Eraldo propôs que o encerramento do Ano Josefino aconteça na Paróquia Santo Antonio, em Patos, no dia 19/103/2022, com a participação de todas as paróquias da Forania das Espinharas.
- Páscoa Jovem e Solenidade de Pentecostes:
Dom Eraldo sugeriu a realização da Páscoa Jovem nas foranias e deixou para a Comissão de Liturgia da Diocese a tarefa de realizar, em data posterior, reunião para tratar da Solenidade de Pentescostes.
–
Pascom Diocesana