Aconteceu no último sábado, dia 16 de maio, no Centro de treinamento Santo Antônio, um encontro do Setor de Pastoral Social da Diocese de Patos. O encontro contou com a participação de representantes da Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Pastoral do Menor, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Comunicação e Fazenda da Esperança. Estiveram presentes ainda representantes do Centro de Educação Popular e Formação Social de Teixeira (CEPFS), e a Associação Patoense de Apoio as Portadores de Câncer (APPC).
O encontro contou com a assessoria de Nivaldo Inojosa de Farias, da Diocese de Pesqueira e representante da Coordenação do Setor Pastoral Social do Regional Nordeste II da CNBB. O evento teve como objetivo conhecer a realidade das Pastorais Sociais na diocese e recolher propostas para o fortalecimento da Pastoral de Conjunto.
Dom Eraldo Bispo da Silva, Bispo da Diocese de Patos, enviou mensagem aos participantes do encontro. Em sua mensagem Dom Eraldo destaca: “Sejamos como Igreja um sinal de superação da indiferença para com as injustiças. Com o nosso trabalho/serviço possamos construir um mundo de paz, onde a alegria do evangelho esteja estampada no rosto das pessoas”.
Para o Padre João Saturnino de Oliveira, Coordenado do Setor de Pastoral Social na Diocese de Patos ,o encontro foi bastante positivo pois ajudou no diálogo e partilha dos diversos serviços sociais realizados pelas pastorais, movimentos e parceiros na área da Diocese.
Ao final do evento foi encaminhada a proposta de se realizar um grande encontro na Diocese, onde se possa partilhar e refletir coletivamente sobre a riqueza das experiências pastorais em andamento na diocese e promover a comunhão com a realidade interna e externa à Igreja.
–
Texto: José de Anchieta de Assis
Pascom Diocesana