Diocese de Patos-PB
“É hora de viver e proclamar a Misericórdia”
Ao Nosso Bispo Diocesano Dom Eraldo,
Aos irmãos presbíteros,
Aos irmãos diáconos,
Às irmãs religiosas,
Aos irmãos e irmãs das novas comunidades de vida e aliança,
Aos casais da Pastoral Familiar, ECC, Equipes de Nossa Senhora,
A todas as famílias de nossa Diocese de Patos,
Em comunhão com a Igreja no Brasil, celebraremos de 14 a 21 de agosto 2016 a Semana Nacional da Família, com o Tema: Misericórdia na Família: Dom e Missão. Ela tem como objetivo promover, fortalecer e evangelizar a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo, (rosto misericordioso do Pai)na força do Espírito Santo a Igreja doméstica(cada lar cristão, lugar em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé e onde é manifestada a misericórdia de Deus entre seus filhos).
Neste ano o tema central focaliza o Ano da Misericórdia. Atingidos pela misericórdia do Pai revelada em Jesus Cristo, vamos aprender e usar de misericórdia nas relações concretas familiares, sobretudo com aqueles e aquelas que mais necessitam deste abraço amoroso do Deus de Misericórdia que, perdoa, cura, salva e liberta.
Usaremos como subsídio o Livro a “Hora da Família”. Ele será um instrumento útil para fazer chegar a todas as famílias, a imensa misericórdia de Deus. Este material, possibilitará um estudo, reflexões, orações, entre outros, que ajudará os grupos missionários a celebrarem esta semana de evangelização.
Com reflexões de misericórdia fundadas nas Sagradas Escrituras, o livroHora da Família, está dividido em 07 encontros celebrativos, além de uma proposta de adoração e de uma via sacra, como uma ferramenta para ajudar os discípulos missionários a manter viva a missão de Jesus nos encontros familiares professando e rezando sua fé numa Igreja misericordiosa.
Convido todas as pastorais, movimentos e serviços de nossas paróquias, setores e áreas missionárias, para esta semana de evangelização. Não podemos deixar essa belíssima iniciativa apenas nos grupos da Pastoral Familiar. A nossa criatividade pastoral possibilitará em cada lugar a partir das realidades próprias a melhor multiplicação de ações evangelizadoras para um bom êxito desta Semana Nacional da Família.
Sugiro aqui algumas orientações para motivar a Semana Nacional da Família em nossa Diocese de Patos:
- Cada Paróquia faça uma reunião de sensibilização no CMPP para explicar como acontecerá a Semana Nacional da Família na Paróquia;
- Cada Paróquia, comunidade ou setor missionário crie uma equipe organizadora integrando os membros das diferentes pastorais, movimentos e serviços;
- Planeje o trabalho e busquem simbologias adequadas para cada encontro;
- Preparar bem as missas e os momentos celebrativos quando acontecerem;
- Formar uma equipe que vai visitar as escolas;
- Envolver toda a Paróquia, comunidades, as expressões jovens, pastorais, movimentos, serviços e novas comunidades;
- Fazer um panfleto com toda programação paroquial;
- Os grupos realizem visitas missionárias no setor a ser celebrado;
- Procurar evitar juntar Missa e o encontro a ser celebrado na mesma
ação litúrgica;
Celebraremos também na Semana Nacional da Família, o Jubileu da Misericórdiadas Famílias. Neste dia, todas elas, são chamadas a passarem pela porta santa da Misericórdia na Catedral Nossa Senhora da Guia. O jubileu acontecerá no dia 13 de agosto na cidade de Patos. Terá início com a concentração às 17h30min na Matriz de Santo Antônio, seguido de uma caminhada para a Catedral de Nossa Senhora da Guia, tendo à frente nossa Mãe Peregrina Nossa Senhora Aparecida levada pelos paroquianos do Santo Antônioe sendo entregue aos paroquianos de Nossa Senhora das Neves. Culminando com a passagem pela Porta Santa da Misericórdia e a Celebração da Santa Missa.
Faço votos que nesta semana cada,discípulo missionário, nos setores e áreas de missão, fomentem cada família para que tenha a oportunidade de serem visitadas e aprofundarem a sua fé em Jesus Cristo.
Sagrada família de Nazaré, rogai por nós.
Dom Eraldo Bispo da Silva
Bispo Diocesano de Patos
Pe.José Joácio da Nóbrega
Setor Familiar