DIOCESE
DE PATOS

Semana Nacional da Família na Diocese

Diocese de Patos-PB

“É hora de viver e proclamar a Misericórdia”

 

 

Ao Nosso Bispo Diocesano Dom Eraldo,

Aos irmãos presbíteros,

Aos irmãos diáconos,

Às irmãs religiosas,

Aos irmãos e irmãs das novas comunidades de vida e aliança,

Aos casais da Pastoral Familiar, ECC, Equipes de Nossa Senhora,

A todas as famílias de nossa Diocese de Patos,

 

Em comunhão com a Igreja no Brasil, celebraremos de 14 a 21 de agosto 2016 a Semana Nacional da Família, com o Tema: Misericórdia na Família: Dom e Missão. Ela tem como objetivo promover, fortalecer e evangelizar a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo, (rosto misericordioso do Pai)na força do Espírito Santo a Igreja doméstica(cada lar cristão, lugar em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé e onde é manifestada a misericórdia de Deus entre seus filhos).

Neste ano o tema central focaliza o Ano da Misericórdia. Atingidos pela misericórdia do Pai revelada em Jesus Cristo, vamos aprender e usar de misericórdia nas relações concretas familiares, sobretudo com aqueles e aquelas que mais necessitam deste abraço amoroso do Deus de Misericórdia que, perdoa, cura, salva e liberta.

Usaremos como subsídio o Livro a “Hora da Família”. Ele será um instrumento útil para fazer chegar a todas as famílias, a imensa misericórdia de Deus. Este material, possibilitará um estudo, reflexões, orações, entre outros, que ajudará os grupos missionários a celebrarem esta semana de evangelização.

Com reflexões de misericórdia fundadas nas Sagradas Escrituras, o livroHora da Família, está dividido em 07 encontros celebrativos, além de uma proposta de adoração e de uma via sacra, como uma ferramenta para ajudar os discípulos missionários a manter viva a missão de Jesus nos encontros familiares professando e rezando sua fé numa Igreja misericordiosa.

Convido todas as pastorais, movimentos e serviços de nossas paróquias, setores e áreas missionárias, para esta semana de evangelização. Não podemos deixar essa belíssima iniciativa apenas nos grupos da Pastoral Familiar. A nossa criatividade pastoral possibilitará em cada lugar a partir das realidades próprias a melhor multiplicação de ações evangelizadoras para um bom êxito desta Semana Nacional da Família.

Sugiro aqui algumas orientações para motivar a Semana Nacional da Família em nossa Diocese de Patos:

  • Cada Paróquia faça uma reunião de sensibilização no CMPP para explicar como acontecerá a Semana Nacional da Família na Paróquia;
  • Cada Paróquia, comunidade ou setor missionário crie uma equipe organizadora integrando os membros das diferentes pastorais, movimentos e serviços;
  • Planeje o trabalho e busquem simbologias adequadas para cada encontro;
  • Preparar bem as missas e os momentos celebrativos quando acontecerem;
  • Formar uma equipe que vai visitar as escolas;
  • Envolver toda a Paróquia, comunidades, as expressões jovens, pastorais, movimentos, serviços e novas comunidades;
  • Fazer um panfleto com toda programação paroquial;
  • Os grupos realizem visitas missionárias no setor a ser celebrado;
  • Procurar evitar juntar Missa e o encontro a ser celebrado na mesma

ação litúrgica;

Celebraremos também na Semana Nacional da Família, o Jubileu da Misericórdiadas Famílias. Neste dia, todas elas, são chamadas a passarem pela porta santa da Misericórdia na Catedral Nossa Senhora da Guia. O jubileu acontecerá no dia 13 de agosto na cidade de Patos. Terá início com a concentração às 17h30min na Matriz de Santo Antônio, seguido de uma caminhada para a Catedral de Nossa Senhora da Guia, tendo à frente nossa Mãe Peregrina Nossa Senhora Aparecida levada pelos paroquianos do Santo Antônioe sendo entregue aos paroquianos de Nossa Senhora das Neves. Culminando com a passagem pela Porta Santa da Misericórdia e a Celebração da Santa Missa.

Faço votos que nesta semana cada,discípulo missionário, nos setores e áreas de missão, fomentem cada família para que tenha a oportunidade de serem visitadas e aprofundarem a sua fé em Jesus Cristo.

Sagrada família de Nazaré, rogai por nós.

 

Dom Eraldo Bispo da Silva

Bispo Diocesano de Patos

Pe.José Joácio da Nóbrega

Setor Familiar

 

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS