DIOCESE
DE PATOS

Regional NE2 realiza Assembleia Pastoral e debate o tema “Evangelizar a Juventude”

“Evangelizar a juventude”. Este foi o tema da 48ª Assembleia Pastoral do Regional NE2 da CNBB, realizada de 16 a 19 deste mês. Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude e bispo auxiliar de Campo Grande (MS), foi o assessor do encontro, que reuniu mais 160 pessoas no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB). Palestras, estudos e oficinas marcaram os 3 dias do evento.

Durante a Assembleia, foram estudados o Documento 103 da CNBB, “Pastoral Juvenil no Brasil – Identidade e Horizontes” e o Documento 85, “Evangelização da Juventude”. Nos vários momentos de explanação de dom Eduardo, ele destacou a necessidade de conhecer a juventude para poder senti-la e evangelizá-la. Porém ele advertiu sobre o risco na busca desse conhecimento. “A juventude é sempre uma incógnita. Ela é multifacetada e não dá para tentar entendê-la em sua totalidade”, disse. “Nós precisamos valorizar o protagonismo juvenil e acolhê-los, caso contrário, eles irão embora”, ressaltou dom Eduardo.

As dioceses, com suas representações, puderam avaliar os passos do setor juventude em cada realidade e, através das pistas de ação dadas pelo assessor, estabelecer novas metas. Dom Bernardino Marchió, referencial regional para a Juventude e bispo de Caruaru (PE), lembrou a todos as palavras do Papa Francisco, pedindo que os bispos e padres “não subestimem o poder e a capacidade dos jovens”.

Oficinas e Seminários Temáticos, baseados nas linhas de ação documento 85, foram oferecidos durante a Assembleia. Formação, Espiritualidade, Assessoria, Direito à vida, entre outros assuntos, foram estudados com os participantes, que ficaram com a responsabilidade de partilhar com os demais membros de sua diocese presentes na assembleia.

“Nossa Assembleia se realiza no contexto do Ano da Fé, com a vivência da Campanha da Fraternidade sobre a Juventude e ainda sob os efeitos da JMJ no Brasil. Enquanto colhemos bons frutos desses ricos momentos pastorais, esperamos gerar um trabalho mais consistente na Evangelização da Juventude no nosso Regional”, frisou Dom Genival Saraiva, presidente do Regional NE2.

Márcia Marques

Coord. Pascom NE2

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS