DIOCESE
DE PATOS

Questionário Estatístico Geral 2017

Já estão sendo enviados às Paróquias da Diocese de Patos o Questionário Estatístico 2017 para preenchimento pelos párocos com ajuda de seus fiéis leigos. Este é um instrumento da Secretaria de Estado do Vaticano que elabora todos os anos o Annuário Pontifício com informações sobre a Igreja no mundo inteiro.

O Questionário Estatístico reúne dados sobre a população da Paróquia (número aproximado de habitantes, de católicos e de outras religiões), sobre a celebração dos sacramentos (batismos, crismas, primeiras comunhões e casamentos), sobre os fiéis leigos (número de agentes de pastorais e, especialmente, de catequistas), de centros caritativos e escolas vinculadas à Igreja e sobre os religiosos presentes nas Paróquias (frades e freiras).

“A Igreja Católica tem uma organização própria muito bem estruturada. Ela tem mais do que condições de levantar dados sobre si mesma através das Paróquias e Dioceses e não depende, em certo sentido, do IBGE” afirmou o Pe. Rodrigo Trindade, Chanceler da Diocese de Patos.

Os párocos têm até o início da Quaresma de 2018 (14 de fevereiro) para devolver à Cúria Diocesana a folha amarela do Questionário Estatístico. Com esta em mãos, a Diocese faz a soma dos dados e, com outras informações presentes na própria Cúria (número de padres, de ordenações, seminaristas, processos de nulidade matrimonial etc) elabora o Relatório Estatístico Geral Anual que é enviado à Nunciatura Apostólica no Brasil e à Secretaria de Estado do Vaticano.

O preenchimento do Questionário requer esforço dos párocos, secretárias(os) paroquiais e mesmo de outros fiéis leigos, por exemplo, do CMPP. Com este instrumento em mãos, é possível ter mais clareza sobre o perfil e atuação da Paróquia na sociedade. A Diocese de Patos, caminhando para a comemoração dos seus 60 anos de criação, deseja conhecer-se melhor com a ajuda do Questionário Estatístico Anual.

Padre Rodrigo Trindade

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS