DIOCESE
DE PATOS

PROPAC realiza oficina de estocagem de ração animal em Patos

Na última terça-feira, (01), na comunidade Trincheiras, no município de Patos, foi realizada uma oficina teórico / prática sobre produção, beneficiamento e armazenamento de forragem. Esse momento de formação foi articulado pela Ação Social Diocesana de Patos, por meio do Programa de Promoção e Ação Comunitária – PROPAC.

O objetivo foi resgatar as ações relacionadas a estratégias de estocagem de forragem, contribuir para a troca de conhecimentos e experiências entre os agricultores e agricultoras, lideranças, além de partilhar e difundir para outras famílias e comunidades a prática de estocagem de alimentos para os animais, tanto no âmbito do município quanto da região.

Além das discussões e debates foi realizada uma prática sobre ensilagem demonstrando o “passo a passo” de como fazer e usar de forma correta essa estratégia de armazenar.

É chamada silagem a forragem verde, suculenta, conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica. As silagens são guardadas em silos. Chama-se ensilagem o processo de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação. 

A silagem é um alimento volumoso, usado principalmente para bovinos. Na época seca ela pode substituir o pasto. Na engorda em confinamento ela é usada junto com os grãos e farelos.

ASDP Patos

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS