DIOCESE
DE PATOS

Projeto de construção de Santuário é anunciado em Santa Luzia

A Igreja Matriz de Santa Luzia esteve lotada na tarde desta terça feira quando foi realizada a Missa Solene de encerramento da Festa de São Sebastião.

No final da Missa o Padre Elias Ramalho Gomes, administrador paroquial, anunciou aos fiéis que, em 2016, ano que será comemorada a passagem dos 80 anos de inauguração da Capela, será lançado o Projeto para construção do Santuário de São Sebastião naquela comunidade.

“Não pretendemos construir uma capela, mas um Santuário dedicado ao co-padroeiro de nossa Paróquia, São Sebastião” disse Padre Elias. O padre informou que, em 2015, serão concluídas as Igrejas de Nossa Senhora de Fátima no bairro de mesmo nome e a Igreja da Sagrada Família no bairro Frei Damião.

No ano em que a capela São Sebastião completará suas bodas de carvalho, o padre pretende entregar à comunidade o projeto da construção do Santuário que contará com a ajuda de todos.

 A Capela de S. Sebastião foi construída no governo paroquial do padre José Borges de Carvalho com a ajuda dos devotos de São Sebastião. O encarregado da construção foi o pedreiro Severino Cunha. As obras foram iniciadas no 1º de outubro de 1935. Antes desta Capela, havia um cruzeiro bento pelo Padre Jovino Machado (falecido e sepultado em Santa Luzia) para a comemoração da passagem do século XIX-XX.

A benção de inauguração ocorreu no dia 19 de janeiro de 1936, pelas 6h30 da tarde pelas mãos de D. João da Matta de Andrade e Amaral, Bispo da Diocese de Cajazeiras. A imagem de S. Sebastião foi doada pelo Major Euclides Brito da Nóbrega. A de Santa Joana Darc, por Naninha Medeiros, a de Santa Terezinha por Dondonzinha Nóbrega, e a de N. Senhora do Montserrat por João Medeiros.

São Sebastião é o co-padroeiro da Paróquia Santa Luzia e a realização da festa atrai milhares de devotos que vem agradecer e pedir a interseção pelas chuvas e para afastar as pragas e a guerra.

 –

Pascom Paroquial

 

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS