DIOCESE
DE PATOS

Programação Outubro Rosa 2013

PATOS CONTRA O CÂNCER DE MAMA 2013

OUTUBRO ROSA – Mulher que ama, se cuida

 

História:

 

Como surgiu:

movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma mportante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero” como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

As primeiras ações do OUTUBRO ROSA em Patos estão ligadas as ações do Grupo AMIGAS VIVA A VIDA, Igreja do Nazareno e Secretaria Municipal de Saúde como parceiras. No ano de 2012, a Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres do município que trabalha realizando a articulação entre as Entidades para a efetivação das políticas públicas voltadas para a Mulher, convidou as Entidades que já realizavam o evento para se unirem em um só grupo, trazendo outros parceiros para esta ação nascendo assim a campanha OUTUBRO ROSA, PATOS CONTRA O CÂNCER DE MAMA, que só tem alcançado sucesso em vista das parcerias existentes.

O OUTUBRO ROSA é uma campanha de todos que lutam contra o câncer de Mama, sendo assim, devemos sempre dar as mãos em prol desta causa, a fim de conscientizar as mulheres e homens também sobre a importância da prevenção.

Aqui fazemos menção ao grande trabalho desenvolvido pelas AMIGAS VIVA A VIDA, que tem se destacado em nosso município pelo compromisso e empenho em buscar a consolidação de Políticas Públicas que garantam sempre um melhor atendimento aos portadores de câncer.

PARCEIROS NAS AÇÕES em 2013:

Secretaria de Políticas para Mulheres, Igreja do Nazareno, AMIGAS VIVA A VIDA, ASSAMP, ABENAL, AVON, 3º BPM, Secretaria Municipal de Saúde – Saúde da Mulher, PSF’s Conselho Municipal de Saúde; AGEVISA, Secretaria de Desenvolvimento Social ( CRAS, CREAS), Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria de Comunicação – PM/PB, 6ª Regional de Saúde, 6ª Regional de Educação, CMDM, Maternidade Peregrino Filho, Guedes Shopping, Associação Comercial de Patos ACIAP, Câmara Municipal, CAGEPA, Instituto da Mama, STTRANS, CCAA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR, IMAC, Delegacia da Mulher, SESC, Tiro de Guerra, Ordem dos Ministros Evangélicos de Patos e Região, UDI, CAFIP, Ideia Personalização, Para-Exame, Cúria Diocesana, BOB’s, Proteger, Farmácia Maria, Dr. Josias Alvares, Gráfica Santo Antônio, Rotaract Patos, Escolas privadas, entre outras entidades.

DATAS JÁ AGENDADAS POR ENTIDADES:

 

DIA 01/10 – 17:30 –  Abertura Oficial – Iluminação da Prefeitura, da Praça Getúlio Vargas (motivar todos os outros órgãos parceiros a fazer o mesmo)

DIA 01/10 – 17:30 – Atividades na Praça Getúlio Vargas – Apresentações culturais entre outras atividades;

STTRANS interditará a lateral do hotel JK –

CHÁ ROSA – A partir das 14:00 horas no CRAS – Cap.Manoel Gomes – Belo Horizonte

DIA 02/10 –  EVENTO DIA ROSA –  Distrito de Santa Gertrudes com atendimentos as mulheres, atividades educativas, exames citológico e exame clínico mamas; Responsável – Secretaria de Saúde, CRAS e seus parceiros

DIA 03/10 – Programação –  Amigas Viva a Vida em São Mamede/PB.

DIA 04/10 – 08:00 h – Patos pra Frente – Dia Rosa na Escola Sizenando Florido e Monsenhor Manuel Vieira, com atendimento as mulheres com Ginecologista – evento da Prefeitura Municipal de Patos

Carreata saindo da 6ª Gerência de Saúde até a Maternidade, onde será plantado um ipê ROSA,  hasteada a bandeira rosa e entrega de certificado ao Município de Mãe D’água. A carreata retorna para hasteamento da bandeira rosa na Prefeitura e encerra a carreata na frente da Câmara Municipal com hasteamento também de uma bandeira rosa.

DIA 05/10 – Louvor de Primavera – Igreja do nazareno – Chamada à prevenção, distribuição de laços rosa e adesivos da campanha;

DIA 06/10 – CHAMAMENTO À PREVENÇÃO EM TODAS AS IGREJAS E GRUPOS

DIA 07/10 – *

  • DIA 08/10 – “Dia Rosa” na Área do DGA I – Ações de saúde e atendimento com Ginecologista e Mastologista na USF ADERBAN MARTINS – PSF, CRAS, Educação e outros – B. Horizonte.

DIA 09/10 – Manhã – CREAS – Ciclo de Palestras com as mães do  Bolsa Família

                     Manhã – “ Dia Rosa” no Pólo Calçadista com atendimento com  Ginecologista, exames de mamas, exames citológico e serviços de saúde;

                   Noite – Palestra – ABENAL – Sete Casas

DIA 10/10 – Movimento no matadouro com exames e panfletagens

                  – Ação em Teixeira promovida pela 6ª Regional de Saúde

DIA 11/10 – Mobilização no 3º BPM – Envolvendo Corpo de Bombeiros, polícias militar, civil e PRF com palestras, exames preventivos, adesivagens, panfletos). Os veículos da PM serão adesivados, ação coordenada pelo 3º BPM,  AGEVISA e Amigas Viva a Vida, com o apoio da Sec. Municipal de Saúde

DIA 12/10 – DIA DAS CRIANÇAS – FERIADO

DIA 13/10 – CHAMAMENTO À PREVENÇÃO EM TODAS AS IGREJAS E GRUPOS

DIA 14/10 – 9:00 – Palestra na Secretaria de Educação para os professores da Educação no Campo;

DIA 15/10 – Mobilização da Área do DGA – Ação na USF ROSINHA – Morro – PSF, CRAS, Educação e outros DIA 15/10 – “Dia Rosa” na Área do DGA II – Ações de saúde e atendimento com Ginecologista e Mastologista na USF –  Ações na USF ROSINHA XAVIER – Morro – PSF, CRAS, Educação e outros;

DIA 16/10 – Santa Gertrudes – mobilização, exames, panfletagens e outros

DIA 17/10 – Culto ROSA – IMAC – Rua Alto Casteliano – Santo Antônio

DIA 18/10 – Palestra para o público da Assistência Social – Dr. Tiago

DIA 19/10 – Adesivagem no Conjunto Noé Trajano – ASMOCONT – Projeto Criança Esperança e JNI da Igreja do Nazareno.

DIA 20/10 – CHAMAMENTO À PREVENÇÃO EM TODAS AS IGREJAS E GRUPOS

DIA 21/10 – Manhã: Ação no Shopping Guedes com os seus funcionários e clientes – Envolvidos na Ação Direção do Shopping e Secretaria Municipal de Saúde.

                 –  15:00 – Palestra na Secretaria de Educação para todos os funcionários da sede;

DIA 22/10 – Mobilização da Área do DGA – Ação na USF Ernesto Sátyro – Vila Cavalcante – PSF, CRAS, Educação e outros DIA 22/10 –“ DIA ROSA” na Área do DGA III – Ações e atendimento com Ginecologista e Mastologista, na USF MINISTRO ERNANI SÁTYRO – Vila Cavalcante – PSF, CRAS, Educação e outros;

DIA 23/10 – Manhã – Ação na sede da Cagepa – Patos;

                     Manhã e Tarde Rosa na sede da ASSAMP

DIA 24/10 – ANIVERSÁRIO DA CIDADE – Atividades da Sec. Municipal de Educação

             Noite – Palestra Igreja do Nazareno.

DIA 25/10 – “DIA ROSA” no CTA/SAE – com atendimento e serviços de saúde para aquelas mulheres com Ginecologista e atividades educativas;

DIA 26/10 – ENEM;

DIA 27/10 – ENEM – CHAMAMENTO À PREVENÇÃO EM TODAS AS IGREJAS E GRUPOS

DIA 28/10 – “DIA ROSA” – Caminhada – 7:00 horas – Saindo da praça. Edvaldo Mota em direção à Praça Getúlio Vargas – apresentações, exames, sorteios, culminância do evento.

DIA 29/10 –– “DIA ROSA” na Área do DGA IV – Ações de saúde e atendimento com Ginecologista e Mastologista na USF MARIA MARQUES –  Jatobá – PSF, CRAS, Educação e outros;

 DIA 30/10 –

 DIA 31/10 –  Encerramento – passeio ciclístico – à confirmar

Observação 1: Durante todo mês de Outubro as Unidades de Saúde da Família estarão todas mobilizadas e preparadas para receber as mulheres, ampliando os serviços que já são oferecidos e aumentando a demanda, como atividades educativas, exame clínico das mamas, exame citológico, solicitação de Mamografia dentre outros.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS