DIOCESE
DE PATOS

Programação da Festa de São Sebastião, em Catingueira–PB

A comunidade católica de Catingueira, no Sertão paraibano, celebra entre os dias 10 e 20 de janeiro de 2017, a tradicional ‘Festa de São Sebastião’, o padroeiro do município. Este ano a festa é celebrada com o tema ‘No testemunho de São Sebastião e na vivência da fé desta comunidade, proclamamos com júbilo os 50 anos de nossa paróquia’.

Criada através do decreto de número 05 pelo Sr. Bispo diocesano de Patos, Dom Expedito Eduardo de Oliveira em 20 de Janeiro de 1967, a Paróquia São Sebastião em Catingueira – PB completará no próximo dia 20 de Janeiro 50 anos de elevação canônica a paróquia. Em comemoração a esta festividade a Paróquia iniciou em abril de 2016 uma missa votiva ao padroeiro com o rito da luz todos os dia 20 de cada mês que antecedia “Janeiro”.

Foram 09 Missas da Luz e em Devoção a São Sebastião na qual se destacam as duas últimas, em novembro a “Missa” foi celebrada na Rua do Olho D’água onde se inaugurou o primeiro “Marco dos 50 anos”, este marco é uma gruta com uma imagem de São Sebastião doada por Francisco Fernandes Pires (Chico) e Sônia Maria Pereira, já em dezembro inaugurou-se a “Capela do Santíssimo” capela esta tão sonhada pela comunidade como segundo “Marco” que foi construída com os esforços da comunidade catingueirense.

Este ano tivemos algumas alterações na parte religiosa, a primeira é que a carreata que parte da Praça da Matriz em direção a cidade de Emas – PB (Comunidade Santa Terezinha) foi alterada para ir em direção a Comunidade Senhor do Bonfim Barrento (Zona Rural do município de Catingueira). Já a segunda alteração foi na noite do dia 18, a Sra. Inauda filha assumiu a noite em virtude do falecimento de seu pai o Sr. João Ferreira Barros (João Velho) “grande devoto e colaborador”.

Escolhidos pela comissão central e aprovados pela comunidade este ano temos como:

Padrinhos da Bandeira:

O Sr. ex-prefeito Rivaldo Caetano e sua digníssima esposa Maria das Graças.

Padrinhos do Andor:

Francisco Fernandes Pires e Sônia Maria Pereira.

Homenagens (pelos 50 anos):

Rita Pereira Dantas (Dona Rita)

Maria das Neves Gomes (Dona Neves)

Maria Carlos dos Santos (Dona Ditinha)

Homenagens (in memoriam):

João Ferreira Barros (João Velho)

Maria Rita Chagas (Maria Preta)

Maria Daura Mendes (Dona Daura)

Terezinha Fausto de Lira

No dia 10 abre-se oficialmente a Festa de São Sebastião, com o hasteamento das bandeiras da Paróquia e do Município às 5 horas da manhã, onde também acontece a primeira alvorada da festa, (fogos, toque da banda Cabaçal e dobrados pelo som) momento de oração e o II Café comunitário, à tarde uma procissão que tem como ponto de concentração a Rua do Olho D’água, e percorre as principais ruas da cidade até chegar ao pátio da Matriz onde acontece o translado do mastro e o hasteamento da bandeira de São Sebastião logo após Celebração de Abertura da Festa presidida por Pe. José Ronaldo Marques e em seguida Quermesse com Bingos, leilões e a partir das 23h música AO VIVO. Do dia 11 ao dia 19 são celebradas novenas em honra ao Mártir Sebastião às 19 horas e Batizados no dia 15.

Dia 20, uma Missa Solene é celebrada às 10 horas na Matriz celebrada pelo Pe. João Saturnino, após esta Missa as bandeiras da cidade e da paróquia são descerradas. Às 16 horas e 30 minutos, a apresentação da placa dos 50 anos, uma procissão inicia a cerimônia de encerramento da festa fazendo quase que o mesmo percurso que a procissão da abertura, só que, esta parte da Igreja Matriz, e volta à mesma, onde é celebrada mais uma Missa à São Sebastião presidida pelo Sr. Bispo diocesano de Patos Dom Eraldo Bispo da Silva. Após a Missa é encerrada a festa com o descerramento do Mastro e da Bandeira do Glorioso Mártir.

Confira abaixo a programação oficial da festa religiosa de São Sebastião edição 2017.

João Luis Gomes Fausto – Pascom Paroquial

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS