DIOCESE
DE PATOS

Procissão e missa marcam o Dia de São José, em Livramento-PB

O dia de São José é comemorado no dia 19 de março. Em Livramento, o pai adotivo de Jesus é padroeiro de alguns municípios e parte da cultura da agricultura no estado, já que, para os agricultores, se chover até o dia em homenagem ao santo, é sinal de que o período será favorável para o plantio e lavoura. Para celebrar a data, diversas paróquias realizam missas e celebrações em homenagem ao santo.

No domingo, (19), o padre Jerinaldo presidirá, às 18h30, a procissão do padroeiro saindo do bairro de Santo Antônio da casa do senhor Dena até a Matriz de Nossa Senhora do Livramento, no centro da cidade.

Neste ano, a data coincide com um Domingo de Quaresma. O Dia do Trabalho também é uma data religiosa. Na data, a igreja católica celebra o Dia de São José Operário, considerado o padroeiro do trabalhador.

Marido de Virgem Maria e pai ‘adotivo’ de Jesus Cristo, José era carpinteiro e ensinou os ofícios da profissão para seu filho.

“Ele é o responsável pela Sagrada Família Nazaré. Era batalhador, justo e sempre prestativo”, conta o padre Jerinaldo Inácio de Lima, da Paróquia de Livramento.

São José é o único santo celebrado em duas datas, pois no dia 19 de março também é comemorado como esposo de Maria e protetor das famílias.

Mas, em 1º de maio de 1955, o papa Pio XII decidiu, diante de uma multidão de 200 mil operários reunidos na Praça de São Pedro, que o Dia do Trabalho teria a bênção e proteção de São José Operário.

Por conta disso, as celebração na paróquia. “A celebração das 8h é para comemorar os trabalhadores. Já a missa que acontece a noite será para dar bênção aos desempregados, enquanto às 19h será para celebrar a data”.

Pascom Paroquial

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS