Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Posses Canônicas marcam mês de janeiro na Diocese de Patos

Nove celebrações de Posses Canônicas, marcaram o mês de janeiro, na Diocese de Patos. Párocos, Administradores Paroquiais e Vigários Paroquiais, receberam das mãos do Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, os documentos que lhes permitem desempenhar suas missões, junto ao povo de Deus.

Durante as celebrações, os padres, diante do Bispo, professaram o Credo, afirmando a fé nas verdades da Igreja. Aos párocos e administradores paroquiais, também foram entregues as procurações legais que permitem a estes, administrar os bens financeiros das paróquias.

A primeira celebração de posse aconteceu no dia dois de janeiro (Solenidade da Epifania do Senhor), às 19h, na cidade de Assunção, PB,  onde o Padre José Adalberto foi empossado como vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção. Durante a homilia, Dom Eraldo indagou aos fieis sobre o que estes teriam para apresentar a Jesus. “Trouxemos o que para Jesus hoje? O que temos no nosso cofre para entregar a Jesus? Vamos entregar a Jesus nossa vida, nossa família, nossa esperança…”, disse Dom Eraldo. O Bispo ainda falou sobre o fortalecimento da comunidade eclesial local, por poder contar com as presenças dos Padres João Saturnino e José Adalberto.

Posses Canônicas na Forania de Teixeira

 Duas cidades da Forania de Teireira receberam novos padres. As Paróquias de São José (Cacimbas-PB) e Nossa Senhora da Conceição (Imaculada-PB), celebraram as posses canônicas, acolhendo seus novos sacerdotes, neste mês de janeiro.

No dia seis, às 19h, os Padres Evandro Romero e Vinícius Alexandre, foram empossados como administrador paroquial e vigário paroquial, respectivamente, da Paróquia de São José, em Cacimbas,  PB. “Nós temos um chão sugestivo para a vivência do amor, não é algo distante de nós. E só podemos dizer que amamos a Deus quando exercemos esse amor com àqueles e àquelas que estão sob o nosso cuidado, sob o nosso pastoreio”, disse Dom Eraldo, recordando a razão pela qual o padre é ungido no dia de sua ordenação e relembrando a força da missão de cada padre.

A cidade de Imaculada, PB, também recebeu seu novo pároco neste mês de janeiro. Padre João Batista, foi empossado no dia 23, para desempenhar seu pastoreio na Paróquia de Nossa da Conceição. Ao final da Missa, Padre João Batista, falou aos presentes sobre a graça de ser um escolhido de Deus. “Ele me escolheu, apesar de eu ser um vaso de Argila, que todos nós somos; que precisa ser trabalhado a cada dia. Nessa caminhada, o Senhor foi trabalhando o meu coração pela ação do seu Espírito; foi o Senhor que conduziu os meus passos…”, afirmou Padre João Batista.

Paróquia de Santo Antônio e área Pastoral Santa Luzia, em Patos, recebem novos padres

Ainda no mês de janeiro, três novos padres foram empossados na cidade de Patos,  PB. A paróquia de Santo Antônio, acolheu no dia 16, na Celebração Eucarística realizada às 19h, o novo pároco, Padre Flávio Mamede e o vigário paroquial, Padre José Elielton. Em sua homilia, Dom Eraldo convocou a comunidade paroquial a permanecer firme em sua missão, recordando a dinâmica da continuidade. “A missão da Igreja não é algo cortado, por blocos, pedaços… Os padres continuam (a missão). Chegam nas paróquias, tomam conhecimento das realidades… Então, eu quero hoje pedir a vocês, que continuem firmes na missão”, afirmou Dom Eraldo. Dirigindo-se aos padres já empossados, disse o Bispo: “Nós estamos aqui, somos a Diocese de Patos!”.

A recém-criada área pastoral Santa Luzia, localizada no bairro do Monte Castelo, também acolheu seu novo sacerdote. O Padre Francisco das Chagas, foi empossado, no dia 22 de janeiro, como responsável da área pastoral.

Novos Padres nas cidades de Santa Luzia, Nova Olinda, Olho d’Água e Condado

Quatro cidades da Diocese de Patos receberam novos padres, no final do mês de janeiro. Santa Luzia (PB), Nova Olinda (PB), Olho d’Água (PB) e Condado (PB), celebraram a acolhida de seus novos Pastores.

No dia 27, às 19h, na Igreja Matriz de Santa Luzia (Santa Luzia-PB), Dom Eraldo concedeu ao Padre Erivaldo Alves, a posse canônica de Pároco.  “Agradeço à Paróquia de Santa Luzia por me conhecer, por me acolher desde o início. Obrigado, sobretudo, pela disposição de trabalharmos juntos. Agora sou vosso padre, sou morador desta cidade e, desde já, já posso chamá-la de nossa Santa Luzia”, disse Padre Erivaldo, ao final da Celebração.

A Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Nova Olinda, PB, recebeu no dia 29 de janeiro, seu novo Administrador Paroquial, Padre Jonas Lucena. “Peço a vocês um voto de confiança. Não trago projetos prontos, mas pretendo, com vocês, buscar dar respostas pastorais quando estas surgirem”, disse o Padre Jonas, dirigindo-se aos fieis de Nova Olinda.

As duas últimas posses canônicas do mês de janeiro aconteceram no dia 30, nas cidades de Olho d’Água (PB) e Condado (PB). Na Paróquia de São João Batista (Olho d’Água), o Padre Datargmam foi empossado Administrador Paroquial, na Celebração Eucarística realizada às 8h. Encerrando as Posses Canônicas no mês de janeiro, Padre Washington recebeu a provisão de Pároco, na paróquia de São Sebastião, em Condado, PB, na Santa Missa, realizada às 19h.

Neste mês de fevereiro, acontecerão mais sete posses canônicas. As celebrações serão realizadas do dia 03 ao dia 20, em quatro cidades da Diocese de Patos.

Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS