DIOCESE
DE PATOS

Pioneiro na PB, Terço dos Homens da Diocese de Patos celebra 20 Anos e abre Semana Nacional da Família

A celebração dos 20 anos do Terço dos Homens marcou o início da Semana Nacional da Família na Diocese de Patos (PB). A data foi comemorada com a Caminhada da Família seguida de missa em ação de graças presidida pelo bispo diocesano, dom Eraldo Bispo da Silva, na Catedral Nossa Senhora da Guia. Participaram sacerdotes, diáconos, religiosas e leigos da Igreja local.

O Terço dos Homens teve início em 2002 com um grupo de 15 fiéis católicos que se reuniam periodicamente na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Patos. Pioneiro na Paraíba, o movimento atualmente conta com cerca de 8 mil membros que semanalmente recitam a Oração Mariana em paróquias e comunidades da região diocesana.

História

O movimento do Terço dos Homens começou em 1942, em Lion, na França, quando o padre José Kentenich, fundador da Mãe Rainha, reuniu 50 mil homens na reza do rosário. No Brasil, oito anos depois, o diácono permanente, João Luiz Pozzobon, hoje em processo de canonização, reuniu em Santa Maria (RS), 100 mil homens nesta reza.

Já na década de 1990, em Maceió (AL) um grupo de homens se reunia para rezar o terço, enquanto as esposas participavam do grupo Mãe Rainha. Em 1997, tem-se o registro da implantação do primeiro grupo do Terço dos Homens, em Jaboatão dos Guararapes (PE), Região Metropolitana do Recife.

Santuário Mariano

Na Diocese de Patos, está sendo construído o Santuário Mariano que será mais um legado do Terço dos Homens no território eclesiástico. Mesmo em fase de construção, o local atrai milhares de fiéis todos os meses para a Missa da Renovação da Aliança no Santuário, que acontece sempre no dia 18.

Fonte: cnbbne2.org.br

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS