DIOCESE
DE PATOS

Piancó celebrou a Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa em Piancó foi marcada por fortes momentos celebrativos de fé e piedade cristã.

Às 5h da manhã, o povo estava reunido em frente à Igreja Matriz com o Padre Francisco das Chagas para dar início a Via Sacra,até a Capela de São José, no Mutirão, encenada pelos jovens do EJC, relembrando os últimos momentos da vida de Jesus rumo ao Calvário.

Das 11h30 às 13h, foi celebrado o Ofício da Agonia na Igreja do Rosário, onde todos os fiéis vestidos de preto lembravam a agonia de Jesus. Na oportunidade foi feita a entrada solene da Imagem de Nossa Senhora das Dores, conduzida por um grupo de mulheres, enquanto todos entoavam o canto da lamentação da Virgem dolorosa aos pés da cruz do seu Filho Jesus. Em outro momento da celebração entraram sete jovens com velas acesas, representando as últimas 7 palavras de Jesus na cruz, enquanto o Padre ia apresentando cada palavra do Mestre, uma jovem dava um passo a frente e apagava sua vela. Logo após foi entoado o canto do Servo Sofredor. Após a celebração,  foi realizada a Procissão do Silêncio pelas ruas, e o povo se penitenciava debaixo do sol causticante, retornando à igreja encerrando este momento.

A Celebração da Paixão e Morte de Jesus foi realizada às 16h, com a igreja repleta de fiéis, onde foi procedida a entrada silenciosa da Equipe de Celebração com o Padre que deitou diante da Mesa do Altar, revivendo as quedas e a morte de Jesus. Na Liturgia da Palavra foi feita a Proclamação da Paixão do Senhor por um grupo de leitores, com o Padre, interagindo entre os personagens do Evangelho. Após a homilia foi feita a Adoração da Cruz, seguido do Rito de Comunhão encerrando com a Procissão do Senhor Morto até a Igreja do Rosário acompanhada por uma multidão que entoava cantos penitenciais e fazia orações, concluindo a programação para a Sexta Feira da Paixão.

Pascom Paroquial

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS