A festa de Santo Antônio continua acontecendo todos os dias, com a seguinte programação: às 6h da manhã, celebração da Santa Missa, às 19h acontece o Trezenário e, logo após, a quermesse no pavilhão da festa, no pátio da igreja matriz.
A cada noite, um pregador convidado ajuda na reflexão do testemunho de Santo Antônio, iluminado pela Palavra de Deus. No último sábado, dia 06 de Junho, o convidado foi o Pe. Maurício Sandro que fez uma bonita reflexão sobre o processo de santificação.
Dentre outras coisas, disse ele: “os Santos e Santas são aqueles que estabelecem com Deus uma intimidade profunda. O Santo tem intimidade com Deus, porque Deus está dentro do coração do Santo. Mas o Santo não é só aquele que tem Deus dentro do coração, o Santo é aquele que também conseguiu entrar dentro do coração de Deus. Geralmente, nas nossas orações, nós pedimos a Deus que Esteja no nosso coração, mas também devemos pedir para estarmos dentro do coração de Deus”. E continuou dizendo: “padre, como então, nós fazemos para termos com Deus a mesma intimidade que os Santos têm”? “Temos que ter os ouvidos voltados continuamente para a Palavra de Deus. O que nos torna íntimos de Deus é a escuta assídua da sua Palavra, quanto mais alguém ouve a Palavra, mais se torna íntimo de Deus”.
Falando de Santo Antônio, ele disse: “qual é a característica de todos os Santos e, portanto, também de Santo Antônio, é que Santo Antônio, pelo fato de escutar continuamente a Palavra, conseguiu estabelecer com Deus uma relação de profunda intimidade. Por isso que os Santos têm a consciência de que Deus nos conhece muito mais do que nós a nós mesmos, porque Deus está no mais profundo do nosso ser. Se nós também queremos refletir sobre o nosso processo de santidade e, portanto, a respeito de nossa busca de intimidade com Deus, também devemos escutar a Palavra”.
Após a celebração, todos foram para o pavilhão da Festa e participar da quermesse, com muita alegria e animação, ao som de MARKITO DO FORRÓ, que animou a todos, especialmente, a juventude que faz a alegria da festa.
–
Pascom Paroquial