DIOCESE
DE PATOS

Pe. João Romão recebeu Título de Cidadão Novolindense

A Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda-PB, (Casa Marçal Henrique de Lima) realizou Sessão Solene nesta segunda-feira, (05), às 16h30 concedendo o Título de Cidadão Novolindense ao Reverendíssimo Pe. João Romão Lima Filho (Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade), pelos relevantes serviços religiosos e sociais em geral prestados à comunidade.

Tal concessão de Título se deu pelo Decreto 02/2014, de proposição do Vereador Luís Leite de Sousa Júnior. A sessão foi presidida pelo Presidente da Casa Dr. Valter Gonzaga de Souza, que citou que tal projeto seguiu os trâmites legais: discussão, votação e aprovação.

Estiveram presentes à sessão 8 vereadores, a Prefeita Drª Maria do Carmo, o Pe. João, familiares, populares, paroquianos de Nova Olinda e da cidade de Patos – PB.

Cícero (da Paróquia Nossa Senhora Daguia) usou da tribuna em homenagem ao Pe. João citando-o como pastor de almas. Dizia ele que Deus tira o sacerdote do povo e devolve ao povo, sendo assim uma seta a Deus. Destacou a pessoa de Pe. João pela sua formação, pelo seu conhecimento sociológico, filosófico, teológico e como historiador que é, além de ser citado de construtor da seara religiosa. Cícero ainda falou que ser padre é um grande desafio nos dias de hoje.

Em seguida o Vereador Luís Júnior entregou o Título ao padre e este vereador falou que Pe. João com sabedoria e simplicidade vem há 5 anos desenvolvendo sua missão na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Luís Júnior disse que falar no Pe. João é falar na fé em Deus e no se trabalho na cidade; disse ainda que Nova Olinda ganha mais um padre, e mais um filho que tanto luta pelo engrandecimento da cidade.

Em seguida, o homenageado usou da Palavra na Tribuna e parafraseou o Pe. Zezinho que canta: “Lá se alguém passa em frente da Matriz se benze e pensa em Deus e não sente vergonha de ter fé”, e assim o Pe. João continuava dizendo que mesmo na diversidade dos credos, o sertanejo na sua fé ainda se benze diante a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Ele disse que receber essa honraria aumentou a sua responsabilidade neste dia em que louva a Deus pelo júbilo dos seus 10 anos de sacerdócio. Concluiu dizendo que vive na humildade buscando ser ponto de unidade, elo de ligação entre os fiéis e o céu.

Posteriormente a Prefeita Drª Maria do Carmo usou da Palavra na tribuna dizendo que um filho adotado é uma pessoa mais bem – aventurada ainda do que um filho natural se referindo ao Pe. João e o título novolindense. A mesma usou da Constituição Federal para explicitar sobre filho natural e filho adotado, no sentido específico de pertencer a uma cidade. Disse ela que o registro de sua filiação se dá pelos méritos e serviços prestados à cidade. Ela citou que enquanto governante tem um poder dado pelo povo e por tempo determinado, porém este novo filho tem um poder sem fim, é um filho que assume os cuidados desta terra ao pertencer a ela desde este dia. Dizia ela: “Vossa Excelência executa o caminho de Jesus”. Falou ainda que quando não está em Nova Olinda sente saudade da cidade e também do Pe. João e de suas atividades paroquiais.

O Vereador Sebastião Braz pronunciou – se na Tribuna dizendo que Pe. João tem abraçado as causas do município.

O Vereador Clementino de Souza Neto disse que aprendeu a admirar o Pe. João pelo que presta à cidade e que foi uma graça de Deus iniciar o ano de trabalhos na Casa com o representante da Igreja Católica. Neto falou que Pe. João é bem organizado, faz ações paroquiais bem estruturas e com uma ação que resulta em sucesso muitas vezes antes visto como tão difíceis.

O Vereador José Raimundo (Dedé de Lula) na Tribuna citou Pitágoras quando diz: “Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te”, e assim ele dizia que não ficaria em silêncio, pois tem homenagens ao Pe. João. O mesmo homenageou – o pelos trabalhos prestados na cidade como padre e professor. Citou que a Câmara é muito criteriosa ao conceder título de cidadão, e assim concedia esse pelo valor do padre e de sua atuação local. Falou ainda que o título dá ao padre mais responsabilidades para com a cidade. Citou o Salmo 40 quando fala de esperar com paciência, como assim fez para o dia da entrega deste título.

O Vereador Gilson Getúlio usou da Tribuna para a sua homenagem ao padre, citando – o como aquele que trabalha e ajuda a todos de Nova Olinda e afirmou que a comunidade quer o mesmo por muito tempo na mesma.

O Vereador José David acolheu os irmãos e o outro parente do Pe. João, dando boas vindas e dizendo que essa era de fato a terra do seu familiar Pe. João. O mesmo agradeceu a Deus por ganhar este novo irmão novolindense.

Carlos Ferreira (da Pastoral da Comunicação da cidade de Patos) usou da tribuna dizendo que o último orador peca ou traz novidade, assim o mesmo disse que preferiu trazer novidade. Dizia que mesmo com o costume da oratória somente nos púlpitos, usava da tribuna naquela tarde. Falou que escolhendo uma figura bíblica para exemplificar nas suas palavras, escolheu aquela que condensa em si as leis: Jesus Cristo. Citou o caso de Zaqueu que em sua baixa estatura subiu à árvore para ver Jesus, mesmo levando aos ombros o peso do pecado; convidou Jesus à sua casa. Disse, portanto, que há 10 anos o Pe. João abria a casa do seu coração ao ser ordenado, disse ainda que Nova Olinda acolhe o seu mais novo filho e que sendo ordenado realizando o ato de prostar – se, fazia morrer o velho homem, para que nascesse o novo homem, para anunciar Jesus. Citou um caso quando na manhã de 23 de Dezembro de 2014 ao chegar em Nova Olinda se deparou com o padre em visita às famílias, disse Carlos que poucos padres teriam tal atitude, quando poderiam estar dando prioridade à preparação litúrgica mas Pe. João preparava a verdadeira manjedoura: o coração dos paroquianos.

Dr. Valter finalizou a sessão dizendo que Pe. João como Diretor do Colégio Genésio Pinto combateu várias mazelas que afligem nossa juventude e que a população novolindense está honrada pelo seu novo filho.

Zé Filho – Pascom Paroquial

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS