A vocação sacerdotal requer além de desprendimento pessoal em vista do chamado uma atenta escuta ao apelo do Senhor.
Neste sentido se faz necessário que o vocacionado responda com total e irrestrita humildade ao convite de deixar tudo por causa do Evangelho.
Deixar suas propriedades, seus sonhos, suas aspirações em detrimento de algo maior é num princípio comparativo a missão do estanho.
Sim, o Estanho, elemento químico metálico que liga-se facilmente com todos os metais “perdendo” sua própria essência para dar ênfase ao metal principal com que se funde.
É através do principio da analogia que homenageamos o Excelentíssimo e Reverendíssimo Pe José Flávio Mamede que eleva a Deus sua ação de graças pelo dom de sua vocação sacerdotal.
Quanto ao estanho ele representa as Bodas dos 10 anos dedicados a Deus e aos irmãos vividos com intensa entrega por vezes esquecendo-se de si próprio na construção do reino de Deus.
Algumas outras propriedades do estanho são cumulativamente preponderantes para nossa reflexão desta data tão especial como, por exemplo, a proteção, a resistência, a conservação e a capacidade de transformação presentes também no ser “Sacerdote”.
Um homem de grande inteligência, que prima pela qualidade, que vive seu sacerdócio repleto de virtudes e certamente de limites é conceitualmente como se define o Reverendíssimo Pe José Flávio Mamede.
Portanto tal qual o estanho o dom da vida sacerdotal do Excelentíssimo e Reverendíssimo Pe Flávio é precioso aos nossos olhos e, sobretudo aos olhos de Deus.
Celebrar os 10 anos de Ordenação Presbiteral do Pe Flávio Mamede é marcar com a força do estanho, o brilho incomparável do Coordenador Diocesano de Pastoral e do zeloso Pároco de Nossa Senhora de Fátima.
Entretanto assim como o estanho os próximos passos da vida sacerdotal do Pe Flávio perpassam por sonhos e utopias, entre realidades e realizações características peculiares aos que vivem sua vocação com afinco.
Rendemos sem delongas nossos votos de um profícuo ministério sacerdotal e rogamos ao Cristo, sacerdote por excelência, que continue a derramar suas copiosas bênçãos sobre o Pe Flávio Mamede.
E que Maria, mãe dos sacerdotes o cubra com seu manto santo lhe iluminando na vivência de sua missão como padre.
–
Carlos Silva – Pascom Diocesana