Aconteceu nos dias 09 e 10 de maio de 2014, a IV Assembleia Diocesana da Pastoral do Menor, com o Tema: “Testemunhas de uma vida com o rosto de Deus” e Lema: “Quem me vê, vê o Pai”. Jo 14,9.
A referida Assembleia foi realizada no Centro de Treinamento Diocesano com os seguintes objetivos:
Identificar as principais violações de direitos que desfigura o rosto das crianças e adolescentes e quais as estratégias necessárias para superá-las;
Avaliar a ação da Pastoral do Menor e a atuação dos agentes, identificando os traços que nos desfiguram e aqueles que nos configuram com Cristo;
Celebrar as conquistas e avanços, assumindo os desafios da Pastoral do Menor;
Definir diretrizes que nortearão os trabalhos da Pastoral a serem desenvolvidas no triênio 2015/2017;
Eleger a coordenação diocesana para o triênio 2015/2017.
Participaram 22 agentes vindos das Paróquias de São Sebastião (Patos), São Pedro, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio (Patos), Santo Antônio (Piancó), Santa Maria Madalena (Teixeira) e Nossa Senhora da Conceição (Imaculada).
A reunião foi coordenada por Maria Sônia Nascimento Pereira, então coordenadora diocesana, e assessorada pelo Pe. João Saturnino de Oliveira, Coordenador diocesano do Setor de Pastoral Social.
No primeiro momento foi feita uma avaliação da situação da criança e do adolescente no âmbito da Diocese de Patos e da atuação da Pastoral do Menor. Constatou-se que a política pública de atenção à criança a ao adolescente é bastante fragilizada em todos os municípios.
Foi contatado ainda que há ainda muita violação dos direitos da criança e do adolescente, tais como, trabalho infantil, violência doméstica, negligência familiar, trabalho infantil, crianças e adolescentes em situação de drogadição e até envolvidas no tráfico de drogas, abuso e exploração sexual.
Dentro deste contexto, a Pastoral do Menor tem sido um referencial de orientação às famílias e defesa dos direitos da criança e do adolescente nas comunidades onde atua.
No segundo momento foram definidas as prioridades para o triênio 2015/2017 quais sejam: Formação continuada das crianças e adolescentes, das famílias e dos agentes da Pastoral do Menor; Ampliação da atuação da Pastoral do Menor na Diocese e Protagonismo infanto-juvenil.
No terceiro momento foi eleita a nova Coordenação, ficando Aucilene Ferreira Lopes como Coordenadora Diocesana e Genilda Leite de Carvalho, como Vice Coordenadora, que serão auxiliadas pelo Conselho Diocesano que é composto pelos coordenadores paroquiais.
Também foram eleitos os delegados que participarão da Assembleia Regional: Aucilene Ferreira Lopes, Maria Sônia Nascimento Pereira e Samuel Lopes.
Ao final foi avaliada como um momento de fortalecimento e renovação da ação da Pastoral.
–
Maria Sônia Nascimento Pereira – Coordenação Diocesana