Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Pastoral Carcerária promove Iniciação Cristã de detentos em Patos

O Presídio Masculino de Patos (Penitenciária de Segurança Máxima Procurador Romero Nóbrega) recebeu nesta sexta-feira, 05 de abril, a visita do Senhor Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva. A visita teve como objetivo uma Solene Celebração Eucarística na qual foram batizados, crismados e eucaristizados seis internos que há alguns meses vinham sendo preparados e acompanhados pela Pastoral Carcerária.

Já minimamente introduzidos nos mistérios da fé, tendo manifestado o sincero desejo de caminhar conforme o Evangelho, os seis catecúmenos receberam o Sinal da Cruz, a Sagrada Escritura e a Unção Catecumenal em celebrações precedentes ao longo da Quaresma. Conforme o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA), era mais conveniente que o próprio Bispo Diocesano conferisse os sacramentos pascais, sobretudo nestes últimos dias da Oitava da Páscoa.

Algumas famílias dos internos foram visitadas pela Pastoral e alguns parentes se fizeram presentes à celebração com prévia permissão da Direção do Presídio que em tudo se fez muito cordial e compreensiva no processo de Catequese dos seis internos. O próprio Bispo, em nome da Pastoral Carcerária, agradeceu enormemente aos esforços de Jardson e Leandro, Diretor e Vice-Diretor daquela unidade prisional.

A Celebração procedeu muito tranquilamente no pátio do Presídio que, naquela tarde se tornou verdadeiro altar no qual o Cristo esteve presente, de maneira particular na pessoa do sucessor dos apóstolos, junto aos seus irmãos encarcerados.

A Pastoral Carcerária pede a oração de todos por estes seis neófitos tão especiais e agradece a todos os clérigos e leigos que com generosidade ajudaram na realização deste evento tão incomum, comovente e profético.

 
Veja o vídeo com momentos da celebração:

Texto: Daniel Araújo – Pastoral Carcerária

Fotos: Carlos Silva

Video: Glauber Alves

-Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS