Pároco: Pe. Marcones Alves Lopes
Telefone: (83) 9.9918-1519
psscatingueira@hotmail.comEndereço: Rua Lourenço Dantas de Goes – Centro – Catingueira-PB / 58715-000
A Paróquia São Sebastião, localizada em Catingueira-PB, na Forania do Vale do Piancó, foi instalada em 20 de janeiro de 1967 pelo primeiro bispo da Diocese de Patos-PB, Dom Expedito Eduardo de Oliveira, a partir do desmembramento da Paróquia Santo Antônio, em Piancó-PB.
Embora tenha sido elevada à categoria de paróquia há mais de 50 anos, a devoção a São Sebastião em Catingueira remonta ao século XIX. Em 1862, a Paraíba enfrentou o segundo surto epidêmico de cólera, e Ana Joaquina da Silva, juntamente com seu esposo Manuel Luiz de Abreu e seus filhos, fez uma prece ao santo, solicitando proteção para a localidade. Em agradecimento pela graça recebida, Ana Joaquina da Silva, João Luiz de Abreu, Benedito Alves de Abreu e Fridrié Rodrigues de Souza, viúva e herdeiros de Manuel Luiz (falecido em 1870), construíram uma capela em honra a São Sebastião. Em 15 de setembro de 1873, ocorreu a oficialização da doação das terras, marcando o início da estruturação do patrimônio de São Sebastião.
Ao longo dos anos, a Paróquia São Sebastião recebeu a contribuição de diversos padres que se dedicaram ao trabalho pastoral e administrativo. Entre eles, destacam-se os padres Manoel Dutra de Medeiros, Raimundo Noberto da Silva, José Ferreira Sobrinho, Silvio Nunes Faustino Filho, Luciano Dias de Morais, Hugo Remígio dos Santos, Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Melchisedech de Oliveira Neto, Jorge Luis Gomes, João Batista de Andrade Filho, Irenaldo Pereira de Araújo, Francinaldo de Sousa Justino, João Evangelista da Nóbrega Neto, Elias Ramalho Gomes, Fabrício Dias de Timóteo, Bento Oliveira de Almeida, Frei Sergionei Ancelmo da Silva, José Nildo Lopes e Marcones Alves Lopes. Atualmente, a paróquia é conduzida pelo padre Alcebiades Feitosa dos Santos Filho.
Registros documentais indicam que o primeiro Conselho Paroquial foi criado pelo padre Raimundo Noberto da Silva em 15 de dezembro de 1984. O conselho era composto por paroquianos que atuaram em diversos segmentos na caminhada pastoral da paróquia, incluindo Argemiro Oliveira dos Santos, Margarida Fausto de Sousa, Luis Fausto de Sousa, João Fausto Neto, Maria da Salete Gomes Fausto, Dinamérica Gomes de Abreu, Maria das Neves Gomes, Luis Barbosa dos Santos, João Inácio, Judas Tadeu Félix de Sousa, Anatildes Félix de Oliveira e Severino Cardoso.
Em 27 de fevereiro de 1991, a Congregação das Irmãs Missionárias Carmelitas chegou à sede paroquial de Catingueira, por meio do padre Luciano Dias de Morais, para atender às necessidades espirituais da comunidade. As irmãs Antonieta, Tereza, Aurilene e Suzana passaram a colaborar e integrar a vida paroquial. A Ereção Canônica da Casa Religiosa das Irmãs Carmelitas ocorreu em 31 de janeiro de 1992, por Dom Gerardo de Andrade Ponte, segundo bispo de Patos-PB. A presença das irmãs Carmelitas na paróquia contribuiu de maneira significativa para a vida espiritual e pastoral da comunidade.
Padre Jorge Luis Gomes, filho de Felizardo Gomes de Abreu e Maria das Neves Gomes, foi o primeiro resultado do trabalho pastoral e do discernimento vocacional realizado em Catingueira-PB. Ele foi ordenado presbítero em 30 de dezembro de 1994, na Praça Gonçalo Lopes, em frente à Igreja Matriz de São Sebastião. Além dele, outros padres naturais de Catingueira também foram ordenados, como o padre José Fernandes (Duda) e o padre Jerinaldo Inácio de Lima, que foi ordenado na Catedral Diocesana de Patos em 26 de outubro de 2007.
Durante as comemorações do 60º aniversário de instalação da Diocese de Patos-PB, foi criada a 40ª paróquia no território diocesano, a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada no município de Emas-PB. Esta paróquia foi desmembrada da Paróquia São Sebastião por Dom Eraldo Bispo da Silva, quarto bispo de Patos-PB. Até o ano de 2018, a Paróquia São Sebastião abrangia os municípios de Catingueira e Emas. O desmembramento de uma paróquia é um processo natural na vida da Igreja, visando atender às necessidades pastorais das comunidades locais e promover uma melhor organização e gestão das atividades religiosas.
Comunidades:
Senhor do Bom fim (Barrento);
São José (Pereiros);
São Vicente (Mina do Ouro);
N. Sr. da Conceição (Serra Branca);
N.Sr. do Desterro e Santa Paulina (Torrões);
Sítios: Belém; Condado; Curtume; Vila da Cruz, na Cidade.
Pastoral Familiar; Pastoral do Batismo; Pastoral do Dízimo; Pastoral de Catequese Crismal e Primeira Eucaristia; Iniciação e Perseverança.; Pastoral da Esperança; Pastoral da acolhida; Pastoral da Criança; ECC; EJC; (Oração RCC); PASCOM; Terço da Misericórdia; Terço dos Homens; Terço das mulheres; Terço da Providência.
Horários de Missas e Confissões:
Domingo:
Quinta-feira:
Primeira sexta-feira de cada mês:
Espiritualidade das Pastorais:
Uma vez a cada mês.
Atendimento na Secretaria Paroquial:
De segunda-feira a sexta-feira: 08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00.
Grupo de Oração:
Segundas-feiras, às 19h00.
Terço das Mulheres:
Terças-feiras, às 19h00.
Terço dos Homens:
Sextas-feiras, às 19h00.
Catequese de Pais e Padrinhos:
Todo primeiro domingo do mês, às 15h00.
Batizados:
Nos domingos, após a missa das 9h00.
Catequese Matrimonial:
Nos primeiros sábados do mês.
Curso de Noivos:
Conforme agendamento na paróquia.
Casamentos:
Sempre aos sábados, às 19h00.