Pároco: Pe. Adailton Pedro da Silva Pe. Sebastião Gonçalves da Silva Diác. José Sebastião Rodrigues da Costa Júnior
Telefone: (83) 3421-3732
nsdaguia@yahoo.com.brEndereço: Rua Solon de Lucena s/n, centro – Patos – PB
A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Guia está localizada na Avenida Sólon de Lucena com a Rua Peregrino Filho, no Centro da Cidade, teve o lançamento de sua pedra fundamental realizado em 2 de junho de 1940.
A história da Catedral tem início com a primeira Igreja de Patos, a Capela de Nossa Senhora da Guia, atual Igreja Nossa Senhora da Conceição, que foi construída em 1772, em terreno doado pelos casais Paulo Mendes de Figueiredo e Maria Teixeira de Melo, João Gomes de Melo e Maria Antunes.
A Capela pertencia à Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, do município e comarca de Pombal. Em 6 de outubro de 1788, após 16 anos de funcionamento, a Capela foi elevada à categoria de Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Guia pelo Vigário da Paróquia de Pombal, por ser de fácil acesso para os moradores da região.
Com o crescimento da população de Patos, a Matriz se tornou muito pequena para abrigar os fiéis. Como demolir a Paróquia não era possível, pois tratava-se de uma obra histórica para seu povo, decidiu-se construir uma nova igreja em outro local da Cidade.
Sendo assim, em 1893, lançou-se a pedra fundamental do novo e segundo templo católico de Patos no local da atual Catedral Diocesana. A nova Igreja passou a ser a Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, enquanto a antiga foi dedicada à Nossa Senhora da Conceição.
Em menos de quatro décadas, a Paróquia já se mostrava pequena para abrigar todos os fiéis. Logo, o Padre
Fernando Gomes dos Santos idealizou a construção de um templo com maior amplitude para a Cidade e utilizou os meios possíveis para concretizar sua ideia. Depois de longas discussões com a população local, chegou-se à conclusão de que a Igreja seria demolida para ceder lugar a atual Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Guia.
Apesar dos muitos anos de funcionamento, a Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Guia só foi dedicada em 07 de agosto de 2009, por ocasião do Jubileu Áureo Diocesano. Em vista disso, o então pároco da Catedral, Padre Expedito Caetano da Silva, promoveu uma campanha chamada “Sou catedral! Sou dez!” junto ao povo de Patos para reformá-la, realizando nova pintura externa, nova grade da comunhão, novo altar de mármore no primeiro piso, dentre outras melhorias.
Vida Pastoral:
Pastoral de Comunicação Pascon
Pastoral Litúrgica – MECE’S, Coroinhas, Ministérios de Musica
Pastoral da Pessoa Idosa
Pastoral da Criança
Pastoral Carcerária
Pastoral do Batismo
Pastoral do Dízimo
Catequese Crismal
Catequese de 1ª Eucaristia
Terço dos Homens
Pastoral Apostolado da Oração
Movimentos:
Terço dos Homens
E J C
E C C
Mãe Rainha
Legião de Maria
Mães Cristãs
Apostolado da Oração
Serviços:
Casa da Misericórdia
Casa da Pastoral da Criança
Comunidades:
SHALON
Congregações:
Mariana
Domingo: 06h00, 09h00, 16h30 e 19h00 na Catedral
Segunda-feira: 10h00 na Catedral e as 17h00 na Igreja Nossa Senhora da Conceição
Terça-feira: 17h00 na Paróquia Nossa Senhora da Guia – Catedral
Quarta-feira: 17h00 na Paróquia Nossa Senhora da Guia – Catedral
Quinta-feira: 17h00 na Paróquia Nossa Senhora da Guia – Catedral
Sexta- feira: 17h00 na Paróquia Nossa Senhora da Guia – Catedral
Sábado: Primeiro (1º) Sábado do mês as 16h00 na Igreja Nossa Senhora da Conceição e as 19h00 na Paróquia Nossa Senhora da Guia – Catedral
Confissões:
Horário de Atendimento na Secretaria Paroquial:
Catequese Batismal de Pais e Padrinhos:
Sacramento Batismal:
Agendamento para Matrimônio: