Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

PARÓQUIAS


Pároco: Pe. José Joácio da Nobrega


Endereço: Rua Renato Teotonio, s/n, Centro, Santana dos Garotes

A Paróquia de Senhora Sant’Ana, da cidade de Santana dos Garrotes, pertence à Diocese de Patos/PB e celebra neste ano seus 100 anos de existência. No ano de 1850, uma estrutura de taipa destinada à prática religiosa foi erguida na margem esquerda do Riacho Santana, por iniciativa do senhor Manoel Rodrigues, mais conhecido como Neco. Naquela década, o padre José Tomaz chegou ao local e mobilizou os moradores para a conclusão do pequeno templo. A primeira igreja de alvenaria foi iniciada em 1893 e sua construção durou quatro anos, liderada por José Lopes Ferreira, um maestro que também criou uma pequena orquestra. Os pedreiros responsáveis foram Joaquim Neto e João Duarte, com Francisco Maravilha como mestre de obras. O trabalho foi concluído em 1897, tendo o padre Manoel Mariano de Albuquerque como vigário, pertencendo à Arquidiocese da Paraíba. A atual matriz foi iniciada em 1937, por iniciativa do padre Manoel Otaviano. Durante a construção, um dos integrantes do grupo de execução sugeriu um ajuste no projeto, o que levou à ideia inusitada de construir uma escadaria acima das paredes para que o sacerdote pudesse atravessar a obra de maneira aérea, resolvendo assim a questão. A igreja antiga, conservada até os dias atuais e em pleno funcionamento, foi dedicada a São Sebastião, que acabou sendo eleito co-padroeiro do município. Por decreto diocesano de 19 de abril, a povoação de Sant’Anna, vulgarmente conhecida como Sant’Anna dos Garrotes, da freguesia de S. Antônio de Piancó, foi elevada à categoria de paróquia, e a igreja de Sant’Anna foi constituída matriz da nova freguesia, conforme o Sagrado Concílio Tridentino e outras leis vigentes.

No ano de 2008, surgiu a ideia da construção de um salão paroquial para a igreja matriz de Sant’Ana. Nesse mesmo ano, a ideia foi amadurecida e apresentada aos católicos Santanenses pelo Padre Luiz Gonzaga, pároco daquela época. Inicialmente, o salão paroquial, destinado a reunir os movimentos da paróquia para suas reuniões, seria nomeado em homenagem ao Padre Luiz Gonzaga. No entanto, devido à trágica morte do jovem Isaac Araújo de Souza, coroinha assíduo da igreja, as pastorais solicitaram ao padre que o salão fosse nomeado em homenagem ao jovem. Assim, o salão foi construído e batizado com o nome Isaac Araújo de Souza, um jovem inesquecível.

Há 110 anos, foi construída a Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana. Durante esse tempo, o número de fiéis aumentou significativamente, e hoje a Matriz não comporta o grande número de pessoas que buscam viver sua fé, sabendo-se que o número de católicos é maior do que o de outras religiões existentes em nossa cidade. Portanto, a reconstrução da Matriz é necessária para acolher com conforto seus fiéis que vêm pedir e agradecer a Deus por inúmeras graças recebidas. O Padre Marciel Soares Montenegro, preocupado com a situação de muitos fiéis que ficavam fora da Matriz por falta de lugares, planejou a reforma e ampliação da Igreja Matriz, para acolher um bom número de pessoas sentadas e em pé, totalizando 2.000 lugares. A inauguração da obra ocorreu em 17 de julho de 2012, na abertura da festa da padroeira Senhora Sant’Ana. Após seis meses de trabalho, totalmente reformada do piso ao teto, com uma beleza interna e externa que a tornou conhecida pelos santanenses como cartão postal da cidade.

Vida Pastoral:

Pascom
Pastoral de Liturgia
Pastoral da Acolhida
Pastoral do Dízimo
Pastoral da Pessoa Idosa
Pastoral Familiar
Pastoral do Batismo
Pastoral da Criança
Pastoral da Juventude
Apostolado da Oração
Legião de Maria
Missionário da Mãe Rainha
Ministros Extraordinários da Comunhão
Coroinhas
Grupo São Sebastião
ECC (Encontro de Casais com Cristo)
EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Terço das Crianças
Terço das Mulheres
Terço dos Homens
Catequese
Renovação Carismática Católica


Horários de Missas e confissões;

Quinta-feira: 17h – Matriz

1ª sexta-feira: 10h – Distrito de Pitombeira, Capela de São João Batista; 17h – Matriz

Domingo: 07 e 19h – Matriz; Distrito de Pitombeira: todos domingo, 17h

*uma vez por mês nos Distritos de Serra Branca e Palestina

 

Horários de atendimento na secretaria Paroquial;

Atendimento com Hora previamente marcada.

 

Catequese batismal para pais e padrinhos – 2º Sábado

Batizados – 1ª sexta (pitombeira) e 3º domingo (matriz)

Dias da catequese matrimonial – curso para noivos – 1º Sábado

Agendamento para a celebração do matrimônio – secretaria paroquial – 1º sábado (pitombeira) 3º sábado Matriz