DIOCESE
DE PATOS

Paróquia Santa Luzia encerra festa do co-padroeiro São Sebastião

No último dia 20, a Paróquia Santa Luzia celebrou o dia de São Sebastião, co-padroeiro da paróquia, com missa solene, procissão e pavilhão. A festa foi encerrada depois do novenário e pré-novenário iniciado no dia (08), realizados no setor missionário dedicado ao santo protetor contra a peste, a fome e a guerra.

O dia de São Sebastião já é considerado um dia da fé popular e da devoção, e em Santa Luzia-PB, esta devoção remonta o ano de 1936, quando a capela construída sob um monte localizado na cidade recebeu a imagem do padroeiro, foi abençoada e inaugurada e que hoje transformou-se num bairro da cidade, de onde avista-se todo o perímetro urbano.

Este ano os missionários da comunidade fizeram celebrações nas ruas entre os dias 08 e 10, preparando e divulgando os dias de novenário. O mesmo aconteceu na capela da comunidade até o dia (16), com a participação dos moradores do bairro e da cidade, e no dia (17), a imagem foi trazida em procissão pelas ruas da comunidade até a Igreja Matriz onde foi celebrado o tríduo final e o dia do patrono.

No dia (20), a programação estendeu-se nos períodos da tarde e noite, quando aconteceu o leilão de donativos ao lado da matriz, a missa solene na igreja e a procissão da Igreja Matriz para a capela da comunidade, contando com a participação de fieis e devotos da cidade, visitantes e cidades vizinhas que a cada ano vem crescendo. A subida até o “Monte São Sebastião”, já é uma tradição do povo para deixar a imagem do padroeiro, os pedidos e os agradecimentos feitos para o ano que se inicia, marcam a chegada à capelinha no alto do monte.

A festa foi encerrada com o descerramento da bandeira e a realização do pavilhão da festa na comunidade, tendo um caráter festivo e alegre do povo que inicia o ano buscando a intercessão do Santo defensor dos males, o mártir São Sebastião.

Suely Oliveira – Pascom Paroquial

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS