A paróquia de São Pedro no bairro do Jatobá em Patos, encerrou a festa de seu padroeiro na tarde deste sábado com a tradicional Procissão e Solene Eucaristia.
O Reverendíssimo Pe. Evandro Romero conduziu a procissão que contou com uma grande participação de fieis devotos de São Pedro que se aglomeraram às margens do açude do Jatobá para acolher a imagem conduzida pelos pescadores nas águas diminutas deste manancial.
Esta procissão só foi possível acontecer nas águas do açude graças as chuvas caídas na noite anterior que viabilizaram a continuidade da tradicional procissão, conforme enfatizou o pároco nas motivações para a caminhada processional.
A imagem do apóstolo e mártir São Pedro foi conduzida em um pequeno andor em forma de barco ladeado pelos trabalhadores da colônia de pescadores Z40 e seguiu rumo a Igreja matriz contando com a participação do Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Eraldo Bispo da Silva.
Durante o percurso da procissão eram entoados cânticos devocionais e preces dirigidas ao Pai por intercessão do apóstolo Pedro versando principalmente pelas bênçãos das chuvas, pelo pastoreio da Igreja em âmbito universal e também diocesano.
Ao chegar na matriz dedicada a São Pedro, primeiro Papa da história da igreja e hoje sucedido por sua Santidade Papa Francisco teve início a Solene Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, Dom Eraldo.
Durante sua homilia, Dom Eraldo fez menção a inspiração dos construtores do templo dedicado a São Pedro que traz em seu revestimento externo pedras ligando a figura do padroeiro fato este evidenciado pelo então pároco da referida comunidade o Reverendíssimo Pe. Valdomiro Batista.
Ainda refletiu que São Pedro embora cheio de falhas e desprovido de grande saber, foi convidado pelo próprio Cristo a ser chefe de sua Igreja, continuador de sua missão apostólica.
Uma das principais motivações da festa deste ano foi o lançamento do abaixo- assinado liderado pela paróquia e pela colônia de pescadores ZTA e um grito de S.O.S Jatobá.
O referido documento direcionado ao Superintendente do DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra a Seca) solicita providências quanto ao desassoreamento do manancial que abastece toda a cidade de Patos e que vem sofrendo principalmente a ação das longas estiagens e do lixo jogado indevidamente em suas margens.
Como gesto concreto e demonstrando o apoio incondicional e profético o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Eraldo Bispo da Silva assinou oficialmente juntamente com a presidente da colônia de pescadores e do pároco Pe. Evandro Romero o abaixo-assinado que percorrerá todas as paróquias da Forania das Espinharas recebendo apoio para o pleito.
–
Texto: Carlos da Silva