DIOCESE
DE PATOS

Paróquia de Nova Olinda realizou abertura local da CF 2014

A Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios (Nova Olinda, alto sertão da Paraíba), realizou na manhã deste Domingo, (09), a abertura da Campanha da Fraternidade 2014 junto a toda a sua comunidade. A cada ano a Igreja do Brasil por meio da CNBB desenvolve essa atividade, que se dá no tempo quaresmal e sempre traz temas de relevância abrangente e que a Igreja busca refletir e desenvolver um trabalho de evangelização sobre o mesmo.

Reunidos no Posto de Combustíveis (próximo ao Cemitério), os fiéis participaram das orações iniciais. Nesse momento, o Pe. João Romão (Pároco local), enfatizou o tema da CF 2014 ‘Fraternidade e Tráfico Humano’ e o lema ‘É para a liberdade que Cristo nos libertou’ (Gl. 5,1). O padre realizou a aspersão sobre os fiéis, mais uma forma penitencial que na quaresma é ainda mais praticada. Em seguida, o jovem José Filho transmitiu a todos a carta do Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Siva, na qual ele conclama todos os fiéis diocesanos à mesma reflexão sobre a CF defendendo os valores do Evangelho em defesa da vida, ela que hoje sofre nas diversas formas do tráfico humano.

Após isso, todos seguiram em procissão orante até a Igreja Matriz. Em suas palavras neste 1º Domingo da Quaresma, o Pe. João Romão mostrava que em Adão existiu o primeiro pecado da humanidade, quando este buscou ser maior do que Deus. Em relação ao Evangelho (Mt. 4, 1 – 11) que apresentou as tentações diabólicas a Jesus, o padre disse que ali o Filho de Deus era tentado a buscar o poder (transformas as pedras em pães), atentar contra a própria vida (lançar – se da parte mais alta do templo) e dar valor ao mal (adorar ao tentador). Dizia ainda, que hoje em dia muitas pessoas vivem a depressão e assim tentar dizimar a própria vida.

O padre falou sobre a CF 2014 dizendo que a questão do Tráfico Humano é bem evidente: pessoas são levadas ao exterior em promessas de empregos e nada encontram lá, crianças são raptadas, como ele mesmo mostrou que em nossa região a Polícia desarticulou uma tentativa dessa recentemente. Enfim, o padre disse que conforme o lema da CF diz, Cristo nos quer em liberdade.

Pascom Paroquial

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS