DIOCESE
DE PATOS

Paróquia de Livramento celebra missa de Primeira Eucaristia

No início da celebração, as crianças entraram com muita alegria e durante a missa todos estavam prestando muita atenção no que o Padre Jerinaldo falava.

Na Homilia, ele foi bem objetivo nas suas palavras, explicando qual era o significado da Primeira Comunhão e a sua importância. “Participe da missa como se fosse a primeira, a única e a última”, pregou.

No final da homilia as velas foram acessas ao som da música Água Viva; em seguida, o padre pediu aos que estavam fazendo a primeira comunhão e a toda a comunidade presente para renovar os votos do batismo.

Na liturgia Eucarística as crianças entraram segurando suas hóstias. No rito de comunhão, com muita concentração e preparo, elas receberam sua primeira eucaristia.

Em seguida, algumas pessoas fizeram homenagem às professoras da catequese.

Veronica Davi ressaltou que o evento foi muito emocionante. “Quase chorei, isso foi um momento muito importante para a vida”, afirmou.

Sophia, também recebeu com muita graça a sua primeira eucaristia. Daniele disse: “Foi muito bonito, a homilia que o padre fez também me agradou muito e eu vi que as crianças estavam concentradas, tenho certeza que tiraram muito proveito”.

O que é Eucaristia:

Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego, é uma celebração da Igreja Católica, para lembrar-se da morte e ressurreição de Jesus Cristo, é também chamada de comunhão.

Para receber a Eucaristia, é necessário fazer a Catequese, que são encontros onde as pessoas aprendem sobre Deus, a Bíblia, uma reflexão sobre o Catolicismo. Após a Catequese, aí sim o indivíduo está preparado para fazer a primeira comunhão, que geralmente é feita com alguns de idade, o que não impede que outras pessoas se convertam ao catolicismo, e façam depois. A Eucaristia é um dos sete sacramentos, que é quando as pessoas recebem a hóstia, o símbolo do corpo de Cristo em cada um que faz a comunhão.

A Eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, e relembrando o momento que Jesus o fez, com seus apóstolos, e cada indivíduo tem o direito de fazer a comunhão. Antes da comunhão, as pessoas têm que estar livres dos seus pecados, fazendo a confissão para um padre.

O significado da Eucaristia é receber a hóstia como o corpo de Cristo que ele ofereceu na cruz, e o vinho é seu sangue derramado para remissão da humanidade.

No final da missa, os jovens com muita alegria tiraram fotos com seus familiares e com o padre.

Pascom Paroquial

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS