Celebração de Corpus Christi, nesta quinta-feira (31), a paróquia A celebração começou às 19h em seguida de procissão pelas ruas do Centro, homens mulheres, e varias crianças vão cantar as músicas litúrgicas próprias da celebração durante a Santa Missa. Por conta do grande número de fiéis esperado, a pascom Livramento transmitiu a santa missa para todo brasil via facebook,na pagina oficial da paróquia.
Nesta solenidade, católicos exaltam o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Nessa data, o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas e é adorado pelos fieis.
A paróquia vai homenageou na edição 2018 da celebração o ano do laicato, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2018. O laicato é formado por leigos, “pessoas dedicadas a serviços básicos nas comunidades de fé, animando a liturgia, a catequese e ainda envolvidas em serviços diversos da igreja”, define a paróquia.
“Nesse dia agradecemos e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo”, diz o PE.Jerinaldo.
A festa de Corpus Christi é feita na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Também em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste Sacramento. A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que a providencie onde for possível, como forma de “testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia”.
A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
–
Pascom Paroquial