DIOCESE
DE PATOS

Paróquia de Livramento celebra a missa da Quarta feira de Cinzas

Foi celebrada nessa manhã, dia 10,  a 1º missa da Quarta-feira de Cinzas,  a 2º missa será às 19h, na Matriz de N.Sra do Livramento. A 1º Missa de Cinzas pela manhã foi realizada para todos os feirantes e comunidades da zona rural de Livramento,a 2º minha será realizada ás 19 horas para a comunidade da zona urbana,Santa Missa de Cinzas, que marca o início da Quaresma, o período muito importante da liturgia e da vida da Igreja que prepara para a Páscoa. Na Paróquia , a Missa aconteceu às 09h, presidida pelo Padre Jerianldo Inácio de Lima e a celebração contou com um bom numero de fiéis da sede e comunidades. A Campanha da Fraternidade começa na celebração de cinzas e neste ano tem como tema:Casa Comum Nossa Responsabilidade .

Conscientização:

Embora o Brasil tenha avançado nesse quesito nos últimos anos, ainda está longe do ideal. Muita gente não tem acesso à água potável e de qualidade, enquanto outros esbanjam, usando de forma predatória nossos recursos hídricos. Estudos estimam que morre uma criança a cada 3 minutos por não ter acesso a água potável, por falta de redes de esgoto e por falta de higiene.

Boa parte das moradias não possui rede de coleta de esgoto e as pessoas utilizam fossas rudimentares em quintais ou lançam os resíduos a céu aberto. Isso gera falta de higiene, doenças e morte. Na zona rural, onde vivem cerca de 30 milhões de brasileiros, o quadro é ainda pior.

O lixo doméstico e aquele produzido por indústrias ou hospitais também é motivo de preocupação. Por conta do modelo econômico vigente, cada dia mais lixo é produzido e a destinação desses resíduos nem sempre é a ideal. A reciclagem ainda é pequena e nem todos os municípios possuem aterros sanitários.

Em 2007 foi promulgada a Lei Nacional de Saneamento Básico, que determinou a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, como forma de gerir o saneamento básico em cada localidade. (Com informação de Alberto Chaim, coordenador da CF 2016).

Mais fotos: www.paroquiadelivramento.com.br

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS