DIOCESE
DE PATOS

Padre José Ronaldo visita a Casa de Formação N. Sra. da Guia em Belo Horizonte-MG

Durante cinco dias, o pároco da Paróquia Santo Antônio em Piancó e vigário forâneo do Vale do Piancó, Padre José Ronaldo, visitou a Casa de Formação Nossa Senhora da Guia, onde residem os seminaristas da diocese de Patos.

A visita se deu por meio de um projeto pensado pelo bispo diocesano, Dom Eraldo, no qual os padres da diocese possam visitar os seminaristas na capital mineira com o intuito de conhecerem a dinâmica formativa e estreitar laços com os vocacionados ao presbitério.

Segundo Padre Ronaldo: “Esta é a preocupação de um pastor: o pastor é aquele que cuida de suas ovelhas”. Dom Eraldo, pensando nas necessidades de seu rebanho quis promover estes encontros para que os padres e os seminaristas possam criar elos de irmandade já no período formativo, para que mais tarde, servindo à igreja de Patos, possam caminhar juntos na missão evangelizadora.

A visita dos padres também possui o intuito de promover momentos de espiritualidade e convivência fraterna juntos com os seminaristas e reitores que estão em Belo Horizonte. Em sua estadia, Padre José Ronaldo, proporcionou aos seminaristas dois momentos altos. O primeiro foi uma manhã de Espiritualidade, por meio do qual refletiu sobre a sinodalidade na vida presbiteral. Este momento foi encerrado com oração da Hora Santa pelo Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá em novembro no Regional Nordeste 2. O segundo momento foi uma roda de conversa, na qual o padre passou para os seminaristas todo andamento pastoral da diocese.

Padre Ronaldo afirmou que está muito feliz em poder contribuir mais de perto com a formação dos seminaristas e que sua visita foi muito frutuosa para o estreitamento dos laços entre o clero e seus vocacionados: “Esta visita tanto é boa para mim que venho visitá-los quanto para nossa diocese que saberá por mim como está o andamento da nossa casa de formação”.

Durante sua estadia, Padre Ronaldo ainda celebrou com a comunidade paroquial do Senhor Bom Jesus do Horto, conheceu paróquias que acolhem os seminaristas em serviço pastoral e conheceu as dependências da Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais (PUC Minas) onde são cursadas a Filosofia e a Teologia.

Texto e Fotos: Seminarista Nicácio Oliveira

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS