Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Oficio da Agonia, celebração da Morte de Jesus e Beijo da Cruz

Em Livramento, a Sexta-Feira Santa foi marcada pela Celebração do Ofício da Agonia, que iniciou-se às 11h, reunindo a Comunidade de Fé, para memorar a Crucifixão e os últimos Momentos de Jesus. Após o Ofício, houve a Procissão do Silêncio, com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, até a tarde, onde encontrou-se com o Cristo Morto a caminho da Sepultura.

O Ofício de Trevas é um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais, onde o templo fica às escuras, iluminado apenas por velas que se apagam aos poucos durante a cerimônia. Esta forma de celebrar é responsável pelo nome dado ao ritual, que representa o luto e a escuridão à qual ficou sujeita a Terra diante da morte de Jesus. O Ofício de Trevas é um forte momento de oração e reflexão da vida e missão de Cristo, que conduz os fiéis à oração mediante a meditação da Palavra de Deus.

Lembra as sete últimas palavras de Jesus, no Calvário, antes de sua morte: 1-“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem…”, 2-“Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”, 3-“Mulher, eis aí o teu filho… Eis aí a tua Mãe”, 4-“Tenho Sede!”, 5-“Meus Deus, meus Deus, por que me abandonaste?”, 6-“Tudo está consumado!”, 7-“Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”.

A comunidade deve estar reunida para acompanhar as 12 (doze) badaladas do sino anunciando a chegada do meio-dia. Após cada badalada um silêncio, para que cada um no coração diga o nome de Jesus. Coloca-se uma cruz e uma imagem de Nossa Senhora das Dores e 07 (sete) velas lembrando as sete palavras de Jesus na cruz. No centro do local onde se celebra o Ofício de Trevas, preferencialmente no coro antes do presbitério, coloca-se um ambão, de onde serão lidos os salmos, as leituras e as orações.

Pascom Livramento-PB

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS