Segundo com o Vatican News, a tradição de rezar pelas pessoas falecidas é antiga, quando os cristãos já esculpiam a imagem de Lázaro nos túmulos, esperando que seus entes queridos pudessem também voltar à vida, por intermédio de Cristo. Mas, ainda existe um senso comum que permeia o entendimento das pessoas do que se celebra na referida solenidade. Pelo que a Igreja Católica reza no Dia de Finados, afinal?
Como indivíduos que acreditam em Jesus Cristo, os católicos, sobretudo, voltam sua atenção para o mistério da existência humana, acrescentando, porém, o sentimento da esperança de que a morte não é o fim, mas uma passagem para a vida eterna. E é nesse momento que as orações se direcionam para a salvação dos irmãos que estão no purgatório, que, de acordo com o Catecismo da Igreja Católica é o estado onde se encontram “aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, estão certos da sua salvação eterna, todavia sofrem uma purificação após a morte, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu. A Igreja chama de purgatório esta purificação final dos eleitos, purificação esta que é totalmente diversa da punição dos condenados” (CIC, §1030-1031).
Ainda de acordo com o Vatican News, a morte é uma consequência do nosso pecado, mas, graças à vitória de Cristo sobre a morte, estamos livres das suas consequências, então,“para o cristão, não há distinção entre vivos e mortos, porque nem os mortos são “mortos”, mas “defuntos”, ou seja, “privados das funções terrenas”, à espera de serem transformados pela Ressurreição.” (Vatican News, 2024)
Neste dia, é costume dos católicos, após participar da Santa Missa, a visitação aos cemitérios, onde acendem velas e intensificam suas orações direcionadas aos falecidos.
Como lucrar indulgências no dia de Finados?
Condições gerais de toda indulgência:
- Confessar-se, porque, para receber qualquer indulgência plenária, seja para si mesmo ou para as almas do purgatório, é imprescindível estar em graça e desapegado de todo pecado;
- Receber a Sagrada Comunhão;
- Rezar pelo Santo Padre e pelas suas intenções de oração.
Condições específicas da indulgência por ocasião do Dia de Finados:
- No período de 1º a 8 de novembro, visitar um cemitério e rezar pelos defuntos, mesmo que seja apenas mentalmente;
- Visitar piedosamente uma igreja ou oratório e ali recitar o Pai-Nosso e o Credo;
- Importante: doentes, idosos e pessoas com legítimas restrições ou impossibilidade de fazer essas visitas presencialmente podem unir-se espiritualmente aos outros fiéis, oferecendo as respectivas orações no próprio local onde se encontram.
Orações sugeridas
Cada fiel pode fazer as orações de sua preferência, mas, para quem desejar, apresentamos as seguintes sugestões: “Eterno Pai, eu vos ofereço o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém”. “Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno, e que a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém” (três vezes).
(Fonte: Aleteia)
Por Paloma Mahely, Departamento de Comunicação Diocese de Patos.