DIOCESE
DE PATOS

Novo Bispo de Patos recebe a Ordenação Episcopal

Nesta quinta-feira, 27 de dezembro, durante a Celebração Eucarística realizada na Praça São João Batista defronte à Catedral Diocesana de Barreiras-BA, o Monsenhor Eraldo Bispo da Silva, com 46 anos de idade e 19 de vida presbiteral, recebeu a Ordenação Episcopal pela imposição das mãos e oração consecratória do Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador, Dom Geraldo Magella Agnello, do Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Josafá Menezes,  do Arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Viana e outros sete bispos presentes.

Durante o Rito da Ordenação, foi lido o documento apostólico com o qual o Papa Bento XVI elegeu Monsenhor Eraldo para Bispo Diocesano de Patos na Paraíba. Tendo sido interrogado diante de todo o povo quanto à sua fé e futura missão, o ordenando se prostrou diante do altar durante o canto da Ladainha de Todos os Santos. Após a imposição das mãos, tendo o Livro dos Santos Evangelhos suspenso por dois presbíteros sobre a cabeça do ordenando, os senhores bispos rezaram a Prece de Ordenação Episcopal. Em seguida, o novo bispo teve sua cabeça ungida com o óleo do Crisma, recebeu o Livro dos Evangelhos e as insígnias episcopais: o anel, a mitra e o báculo.

A Missa prosseguiu como de costume e, ao final, ao som do Te Deum, Dom Eraldo foi conduzido pelos bispos consagrantes para abençoar a assembleia. Pe. José Ronaldo, em nome da Diocese de Patos, dirigiu sua saudação ao novo bispo e, em seguida, com os demais padres, diáconos, seminaristas, religiosas e leigos da nossa Diocese, com a animação dos padres Evandro Romero e Leonardo Henrique foi cantado o Hino de N. Sra. da Guia. Por fim, Dom Eraldo fez seus agradecimentos a Deus, aos seus familiares, aos vários bispos e padres que participaram de sua caminhada vocacional e à Diocese de Barreiras-BA. Após emocionada saudação aos fiéis de Patos, o novo bispo encerrou suas palavras com vivas a São João Batista e N. Sra. da Guia.

Veja as fotos:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.514820788551923.98916965.466649963369006&type=1

Texto: Rodrigo Trindade

Fotos: Wiviane Felix e Glauber Alves

– Pascom diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS