DIOCESE
DE PATOS

Nova Olinda celebrou encerramento da Festa de N. Sra. dos Remédios

A cidade de Nova Olinda-   PB, celebrou no dia 8, a Missa Solene de Encerramento da Festa de sua padroeira Nossa Senhora dos Remédios. Realizada às 10h da manhã na Igreja Matriz, a missa foi presidida pelo Vigário Forâneo Pe. Francisco das Chagas (Pároco de Piancó – PB) e concelebrada pelos padres: Pe. Marciel (Pároco de Santana dos Garrotes), Pe. João Romão (Pároco local) e Pe. Albany (Pároco de Desterro) que é filho de Nova Olinda.

A missa reuniu muitas pessoas, lotando a Igreja. Estavam presentes pessoas de Nova Olinda além daquelas de outras cidades com suas comunidades, bem como das locais. Filhos ausentes também retornaram à terra para essa Festa.

Todos foram acolhidos e motivados sobre as raízes desta Festa que se associa à fundação da cidade. Realizou-se a entronização da primeira imagem da padroeira da Paróquia, ela vem de tradição portuguesa que por herança pertenceu ao Sr. João Barreiro, que a doou para ser a padroeira na então edificação da nossa primeira capela. A mesma foi apresentada por uma família da comunidade nesta Festa 2013.

Padre Francisco dizia que Nossa Senhora é única mas possui diversos títulos, um deles é esse com qual a veneramos na cidade: Remédios. Dizia ainda que tudo com Nossa Senhora se dá graças ao dom maior de ser Mãe de Deus. Ele se referia a Maria Santíssima como Aurora, pois como ele mesmo disse, ela “pré anuncia a todo mundo Jesus, nossa Alegria”. O padre mostrava que Maria nasceu da fé de Abrãao, São Joaquim e Santa Ana.

Em suas palavras Pe. Francisco mostrou que pelo mistério da encarnação ocorreu uma ‘deificação’, ou seja, Deus nos fazendo divinos. O padre mostrava que Maria é a introdução jubilosa que anuncia o sol da justiça. Ele disse que acolheremos a alegria se tivermos fé, acolheremos Jesus nossa Alegria, sendo assim fruto da fé e conforme ele ainda disse: pela fé somos chamados a gerar Cristo em nós.

A missa foi transmitida ao vivo pelas rádios: Cidade FM de Piancó e Gravatá FM (Nova Olinda).

A Prefeita Drª Maria do Carmo se fez presente à missa.

Logo depois das 16 hs teve início a procissão que por mais de uma hora percorreu diversas ruas da cidade. Animada entre dobrados da Banda Filarmônica, cânticos e orações, a procissão foi oportunidade para os fiéis devotos viverem esse momento significativo na sua devoção. Os anjinhos abrilhantaram a caminhada. Acompanhados dos pais, eles percorreram todo o percurso. Autoridades locais estavam na procissão.

Retornado à Igreja Matriz procedeu-se a Bênção do Santíssimo Sacramento, Coroação de Nossa Senhora pelos anjos, descida da bandeira, que a Madrinha Selineide Leite entregou às madrinhas para 2014: Socorro Rufino e Helena Bento. O padre realizou os agradecimentos e dando a bênção final encerrou toda a programação da Festa da padroeira de Nova Olinda.

Pascom Paroquial

FPMS13 (32) FPMS13 (55)

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS