DIOCESE
DE PATOS

Momento Jovem na Paróquia de Nova Olinda

Uma multidão de jovens lotou o Auditório do Colégio Municipal Genésio Pinto Ramalho de Nova Olinda-PB, neste Domingo, (17), em um encontrão católico denominado ‘Momento Jovem’ que teve como tema ‘Jesus é o Caminho’ Jo. 14: 6 a. O mesmo contou com a direção do EJC (de Nova Olinda e de uma paróquia de Campina Grande) e animação da Banda de música, integrando assim Jovens que compõem a Pastoral da Juventude e ainda o Pe. João Romão.

Além dos novolindenses, estavam presentes jovens da cidade de Santana dos Garrotes e de Pitombeira de Dentro. O número de presentes chegou a 145.

Iniciado às 14h30, os jovens eram acolhidos alegremente com músicas e adentravam no recinto sob um portal com cores que faziam alusão ao bem e ao mal, dando o sentido do caminho a ser escolhido, em referência ao tema. O subtema foi ‘Ninguém vem ao Pai, senão por mim’ João 14: 6 b.

Acolhidos, os jovens foram motivados pela dirigente a um momento de oração pelos organizadores do encontro.

A jovem Francisca Moisés (Novolindense e membro do EJC de Campina Grande), ao lado de um companheiro de EJC de Campina Grande fizeram a abertura.

A jovem Joanda Paolla (Novolindense e membro do EJC de Campina Grande) fez uma reflexão onde dizia que o caminho é algo que conhecemos, tal como conhecemos o caminho de casa, da escola, como ela se referia. Dizia ela que seguir ao Caminho Jesus não se refere a seguir regras e nos questionava sobre como está nosso posicionamento quanto a isso. Ela refletiu a passagem bíblica que diz: “quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Lc. 18, 14b). Ela nos levava a nos perguntarmos se estamos no caminho apropriado ou servindo ao Deus que supostamente teríamos criado e estaria somente a satisfazer nossos anseios próprios.

Em seguida realizou-se um sociodrama onde um jovem que dizia procurar a felicidade via outros lhe oferecendo aquilo que segundo eles traria a felicidade: dinheiro, prazeres pessoais, álcool, drogas. Ao final, tudo isso lhe acorrentava e não deixava ele ir para o lado ‘Bom’ da vida, mas a graça foi maior e o resgatava ao que é bom.

Após intervalo teve início o segundo momento orante: a imagem de Nossa Senhora foi entronizada e os jovens foram motivados sobre o cuidado e o amor de Maria, e especialmente ao amor de Jesus por nós. Cantos e orações preencheram este momento. Em seguida aconteceu a adoração à Jesus Sacramentado. Foi notável a emoção no semblante de cada jovem ali presente.

Zé Filho – Pascom Paroquial

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS