Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Missionários vivem manhã de domingo com intensas atividades no Congresso

Chegando à reta final do 1º Congresso Missionário da diocese de Patos, a manhã deste domingo, (14), foi de intensa atividade nas dependências da UNIFIP, em Patos.

Iniciando os trabalhos do terceiro e último dia do evento, houve um momento de acolhida e oração no espaço do ginásio esportivo, local das grandes plenárias. Houve também uma recordação dos principais momentos ocorridos nos dois dias iniciais do Congresso.

Após o momento de oração e memórias do evento, Dom Eraldo acolheu o Bispo Emérito de Cajazeiras, Dom José Gonzales. Esse gesto foi muito simbólico e importante pois o território da diocese de Patos já pertenceu à diocese de Cajazeiras. Dom Eraldo aproveitou a ocasião e apresentou aos participantes todos os seminaristas da diocese que preparam-se em Patos, Campina Grande e Belo Horizonte para assumirem a missão de padres num futuro próximo. Dom Eraldo apresentou ainda representantes das Novas Comunidades que atuam na Diocese de Patos: Shalom, Obra Nova, Servos de Maria e Madre Teresa de Calcutá.

Após esse momento inicial, o padre Elias Ramalho convidou o último conferencista do Congresso Missionário, Dom Manoel Delson Pereira da Cruz, Arcebispo da Paraíba. Dom Delson discorreu sobre o tema “Missão Ad Gentes” que significa Missão para além das fronteiras da diocese de origem de qualquer missionário ou missionária enviado.

Em seu aprofundamento, Dom Delson destacou as Diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil sobre o tema da Conferência. Ele enfatizou que o principal modelo de missionário é o próprio Jesus Cristo, formador de discípulos e de comunidades eclesiais, por excelência.

“Todo Missionário é antes de tudo um servidor. Ele tem que se fazer um bom comunicador da Boa Nova de Jesus”, concluiu Dom Delson.

Após a conferência e o intervalo para o lanche, foi apresentada uma síntese com o resultado das oficinas temáticas, ocorridas na tarde do dia anterior. Esta síntese será base para o planejamento e continuidade do trabalho missionário na Diocese durante os próximos anos.

As atividades deste período da manhã foram concluídas com a apresentação de um vídeo com mensagem do Papa Francisco sobre o Ano Missionário e uma foto oficial com todos os participantes, que ficará para a história da diocese de Patos. Dom Eraldo agradeceu a todos que colaboram de forma direta e indireta para a realização do Congresso e motivou a todos e todas para a grande celebração de encerramento às 17 horas, no Largo Dom Gerardo.

Texto e fotos: Equipe de Comunicação do Congresso Missionário

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS