As lideranças da Pastoral da Criança na Paróquia Santa Luzia estiveram reunidas na noite de terça feira, 20 de fevereiro de 2018, na Igreja de São José Operário.
O objetivo da reunião foi continuar os estudos dos subsídios da Pastoral da Criança a fim de preparar bem os leigos e leigas para o trabalho de atendimento das crianças na comunidade.
Graças ao trabalho das leigas e leigos desta pastoral, tem havido um acompanhamento das famílias com crianças em situação de vulnerabilidade social. A atuação da pastoral envolve a visitação às famílias a fim de verificar a situação das gestantes, das crianças em suas diversas fases de desenvolvimento. O trabalho da Pastoral da Criança é, sobretudo, de promoção da vida e isso envolve ajudar as famílias a superarem suas dificuldades e promoverem os direitos das crianças desde o útero materno, especialmente, em relação ao cuidado, à nutrição, à educação, à saúde etc.
A missão da Pastoral da Criança é: “promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.”
A Pastoral está aberta a receber colaboração das pessoas preocupadas com a situação das crianças santaluzienses, bem como para acolher as pessoas que queiram fazer parte. Para isto, basta participar das reuniões de formação. Para saber mais, procurar as leigas Vitória Monteiro e Joana Darc Monteiro.
–
Pascom Paroquial