DIOCESE
DE PATOS

Jovens de Matureia, Patos e Santa Luzia participam de gincana cultural

O Projeto Movendo Cidadania da Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) realizou neste sábado, 28, a II Gincana esportiva, cognitiva e cultural com os adolescentes, de 13 a 16 anos, que participam do projeto, com o tema ‘Conhecimento e cidadania’. O evento aconteceu no ginásio do Instituto São José, localizado no Bairro São Sebastião, em Patos.
A Gincana tem o objetivo de desenvolver o protagonismo dos adolescentes através de um espaço de convivência e de criação de sinergias e laços entre adolescentes de diversos munícipios, possibilitando a partilha de conhecimentos, habilidades esportivas e culturais desenvolvidas ao longo do ano.
A gincana foi composta por cinco equipes que passaram todo o sábado realizando atividades competitivas entre dança, teatro, paródias, tarefas surpresas e gesto concreto incentivando a ação solidária.
A Equipe Confiança ficou representada pelos adolescentes do Sítio Mocambo, Zona Rural do município de Patos; os adolescentes de Santa Luzia formaram a equipe Paz e Solidariedade; a equipe Amizade foi formada pelos adolescentes do Sítio São João, do município de Maturéia. Já a equipe Responsabilidade veio com os adolescentes do Sítio Sucuru de Maturéia e a equipe Compromisso com os adolescentes de Patos da Escola Professor Manoel Oliveira.
De acordo com a Coordenadora do Projeto Movendo Cidadania, a pedagoga, Acilina Candeia, todas as atividades são relacionadas ao percurso cidadão que é trabalhado com os adolescentes ao longo do ano.
“A gincana esportiva, cognitiva e cultural, representa uma oportunidade de interação dos adolescentes de 3 munícipios da Paraíba, e assim, possibilitar uma posição ativa no processo de aprendizado e de um estudo dinâmico dos temas principais do percurso cidadão, possibilitando um olhar significativo e propositivo diante do multiculturalismo que estamos vivenciando”, justificou.
A comissão julgadora composta pelo secretário da secretaria de Juventude do Município, Marcelo Lima, pelo diretor da Revista Sucesso, Antônio Marcos, por Rondinele do Projeto Cisterna nas Escolas da ASDP, Juvenia Mercia coordenadora do Projeto P1MC da ASDP e Gerlândia Ribeiro, diretora da Escola Municipal Pastor Frank Dayer e conselheira do CMDCA, que escolheram as equipes ‘Compromisso’, da Escola Professor Manoel Oliveira, ‘Confiança’, do Mocambo e ‘Amizade’ do Sítio São João de Maturéia, como primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O evento foi realizado pela ASDP numa parceria com a ESSOR Brasil e a ACOMVA.
Por: Acilene Candeia – patosverdade.com.br

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS