DIOCESE
DE PATOS

Instituição de Leitor do Seminarista Ronaldo Oliveira

Aos 22 dias do mês de julho, dia em que a nossa Igreja celebra a Festa litúrgica de Santa Maria Madalena, a Apóstola dos Apóstolos, o bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, conferiu o ministério de leitor ao seminarista Ronaldo Oliveira dos Santos. A Santa Missa com o rito próprio de instituição aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, na cidade de Desterro – PB, terra natal do Seminarista.
Ronaldo ingressou na formação presbiteral da Diocese de Patos no ano de 2013. Neste período de quase nove anos, passou pela etapa formativa do Propedêutico, do Discipulado (período que compreende o estudo da Filosofia) e está concluindo, neste ano de 2021, a etapa da Configuração a Cristo (período em que se estuda a Teologia), na PUC Minas, Belo Horizonte.

O ministério de leitor é concedido antes da Ordenação Presbiteral e tem por objetivo, segundo Dom Eraldo, de “configurar o agir do candidato no futuro ministério, pois o leitor tem por tarefa fundamental proclamar, ensinar a partir da Palavra de Deus e catequizar os ouvintes. Ele deve ser um verdadeiro mestre da comunidade de fé à luz da Palavra divina”.

A celebração contou, também, com a presença do Pe. José Flávio Mamede, reitor da Casa de Formação Nossa Senhora da Guia (Belo Horizonte), uma boa representação de seminaristas, além dos familiares e amigos do seminarista Ronaldo e uma boa parcela do povo de Deus, seja em sua presença física na Igreja ou por sua participação virtual, através dos meios de evangelização da PASCOM.

 

Pascom Paroquial

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS