Habemus Episcopum – Sucessão Apostólica

Era uma manhã de quarta-feira, normalmente dia de folga dos padres na Diocese, contudo aquele sétimo dia do mês de novembro de 2012 seria diferente, haveria celebração matutina.

Confesso que na noite anterior não conseguira dormir invadido por um misto de ansiedade e curiosidade que me dominavam frente a simples possibilidade do tão esperado anúncio.

Tomei café com sabor de esperança. Vesti um terno, pus uma gravata nova e segui rumo à majestosa Catedral de Nossa Senhora Da Guia.

Ajoelhei-me como de costume e fiz minhas orações pessoais. Naquela manhã algo diferente estava no ar. Diversos padres em torno do presbitério.

O Excelentíssimo e Reverendíssimo Pe. José Ronaldo Marques, escolhido para esta transição da sede vacante como Administrador Diocesano, presidiu a Santa Eucaristia.

Meus olhos fitavam a Cátedra até aquele instante vazia, contemplavam no alto daquele símbolo apostólico a frase inscrita sobre o mármore: “Apascenta as minhas ovelhas”! Na língua primitiva e oficial da Igreja, o latim.

Logo após o ato penitencial o Excelentíssimo e Reverendíssimo Pe José Ronaldo colocou-se quase que alinhado a Cátedra, pegou uma pasta, respirou um pouco, vislumbrou a assembléia, girou o olhar em direção aos concelebrantes e preparou-se para irromper  o silêncio daquele instante.

Ali em posição de prontidão foi ladeado pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Pe Damião Rogério , Chanceler da Cúria Diocesana,e naquela oportunidade trazendo em suas mãos enrolado como um diploma um banner.

Então as trombetas soaram em meus ouvidos e como um anúncio angelical, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Pe José Ronaldo leu a correspondência da Nunciatura Apostólica comunicando que Sua Santidade o Papa Bento XVI hoje Papa Emérito designava para a vacante Diocese de Patos o seu novo pastor, o 4º na linha sucessória.

Os sinos da Catedral de Nossa Senhora Da Guia tocaram como nunca havia ouvido, e então veio a revelação esperada, o nome: “Monsenhor Eraldo Bispo da Silva” ao passo que o banner segurado pelo Chanceler se descortinava e víamos  pela primeira vez a imagem do nosso Bispo.

Logo veio em minha memória o Santo Livro numa de suas passagens e parafraseei:” já não somos mais ovelhas sem pastor”, a sucessão apostólica estava garantida e o  tempo de vacância findou.

A apresentação da imagem e a revelação do nome do “Sr. Bispo” como dizem os mais antigos trouxe ao mesmo tempo alegria e expectativas: quem era, como pensava, como agia perguntas freqüentes entre clérigos e diocesanos.

Juro sem nenhuma hipocrisia ou demagogia que não me afligia traçar um perfil do escolhido, pois, a euforia de conhecer o novo epíscopo era bem maior.

Foi uma manhã intensa de trabalho ainda teríamos que organizar uma coletiva de imprensa para reverberar o anúncio, fazer contato com os Bispos do regional Nordeste II, ajudar a produzir o programa especial na Rádio Espinharas, acompanharmos o desenrolar da notícia no site e rede sociais e muito mais.

Mas o vinho melhor estava guardado e foi estonteante o momento em que ouvi pela primeira vez a voz do novo bispo, me senti uma ovelha deste rebanho, que necessariamente deveria reconhecer e obedecer a voz de seu pastor.

Como o tempo é implacavelmente bondoso e ágil estou exatamente aos sete dias do mês de novembro agora do Ano da Fé de 2013 e passados 365 do Habemus Episcopum.

Aquele anúncio que tornava epíscopo o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Eraldo Bispo da Silva, e hoje jubiloso em seu primeiro aniversário de nomeação segue trabalhando ausente da Diocese por se encontrar participando do Curso de Comunicação para os Bispos em Recife.

Mesmo distante fisicamente sei que nosso pastor permanece em comunhão conosco suas ovelhas tanto quanto estamos alegremente em comunhão rezando por sua vocação e seu dom ministerial para que continue conduzindo com voz forte o rebanho desta porção do povo de Deus que está na Diocese de Patos.

Ao nosso Bispo Diocesano, Parabéns! A nós ovelhas de seu rebanho amemos o nosso Pastor, sejamos obedientes e confiantes, pois como o bom pastor ele nos levará às águas repousantes, ao refrigério de nossas almas, o Cristo Pastor de nossas Vidas.

Carlos Silva – Pascom Diocesana
Foto – Glauber Alves

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS