Durante toda a manhã do domingo, (18), os movimentos marianos da Mãe Rainha e Terço dos Homens estiveram reunidos num grande encontro diocesano.
A Diocese de Patos tem experimentado de uma grande efusão com o crescimento dos movimentos de origem devocional que veneram a Virgem Maria, especialmente o Terço dos Homens e Mãe Rainha.
Cada movimento com sua inspiração própria e sua espiritualidade igualmente são destaques na evangelização das famílias cristãs e dos homens por vezes tão distantes da vida da Igreja.
O encontro reuniu no Ginásio Rivaldão em Patos representantes de todas as paróquias da Diocese e esse ano em sua 6ª edição traz como objetivo principal congregar os movimentos marianos refletindo sua caminhada e missão.
Com o tema “Contigo Pai, família em Aliança: Santidade e Missão” os presentes refletiram a beleza de ser e ter família que busca viver na santidade e no compromisso incansável de cumprir a sua missão.
Convidado para ministrar a palestra, o Reverendíssimo Pe Flávio Mamede, Coordenador Diocesano de Pastoral e pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Patos traçou o perfil ideal de família segundo o que preceitua as sagradas escrituras, os documentos da Igreja e o sonho de Deus.
Ainda fez menção em sua fala da particularidade do tema ligado ao momento atual da Igreja Católica que vive as discussões sobre o papel da família por ocasião da realização do Sínodo das Famílias, em andamento na cidade eterna, Roma presidido pelo Papa Francisco.
Momentos de oração, louvor e encaminhamentos de ordem pastoral foram evidenciados pelo Assistente Eclesiástico, Reverendíssimo Pe. Luiz Gonzaga, o Diácono Permanente Gildenor Oliveira e a Coordenadora Diocesana do Movimento Mãe Rainha, Nina Guedes.
Uma Concelebração Eucarística presidida pelo Reverendíssimo Pe Luiz Gonzaga juntamente com o Reverendíssimo Pe Erivaldo Alves pároco da Paróquia de São José na cidade de São José de Espinharas encerrou o encontro diocesano do Terço dos Homens e Mãe Rainha.
–
Texto: Carlos Silva – Pascom Diocesana
Fotos: Nina Guedes