DIOCESE
DE PATOS

Evangelho de Natal nos Cárceres de Patos e a ternura de um Bispo

A palavra Evangelho é de origem grega e significa Boa Notícia. Quando se fala sobre as cadeias, geralmente, esperamos ouvir o contrário, esperamos más notícias. Pois bem. Queremos compartilhar o Evangelho desses últimos dias nos Cárceres de nossa cidade.

A Pastoral Carcerária realizou neste tempo de Natal vários encontros nos presídios do Município de Patos. No dia 21 foi celebrada a Santa Missa no Presídio Feminino. Nesta ocasião foram batizadas duas crianças filhas de presidiárias. A celebração foi presidida pelo Pe. Rodrigo Trindade e contou com a presença das Irmãs Filhas do Amor Divino. No mesmo dia foi servido um jantar especial para as internas daquela unidade prisional.

No dia 22 houve Eucaristia no Presídio Masculino. Por questões disciplinares, apenas a metade dos 340 apenados foram liberados de suas celas e puderam participar da Missa com algumas mães e esposas presentes.

Na noite do Natal, após as Missas nas Paróquias, a Pastoral Carcerária fez rápida visita aos presídios, dessa vez com a finalidade de cumprimentar os agentes penitenciários que, pela sua escala de trabalho, tiveram de passar a Noite Santa de plantão nas unidades prisionais.

No dia 27/12, por ocasião de seu Quinto Aniversário de Ordenação Episcopal, Dom Eraldo Bispo da Silva quis estar com as detentas do presídio feminino durante o período da manhã num encontro de catequese. À tarde, o Bispo de Patos celebrou sua Missa de Aniversário na Penitenciária Romero Nóbrega com a outra metade dos apenados, suas esposas e mães. Com o Bispo e os detentos também participaram deste momento alguns jovens do EJC da Paróquia N. Sra. das Neves.

Após a Missa festiva com o Bispo, todos os detentos receberam em suas celas uma refeição especial por ocasião das festividades de fim de ano.

A Pastoral Carcerária agradece à sensibilidade e ao carinho do Bispo Diocesano para com os encarcerados bem como à Direção da Penitenciária Romero Nóbrega e a todos os agentes penitenciários que possibilitaram estes momentos de evangelização.

Texto: Daniel Araújo

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS