O diácono Sérgio Sezino, da Arquidiocese de Olinda e Recife, foi o conferencista da manhã do último dia das atividades da 56ª Assembleia Pastoral Regional, que está acontecendo no Convento de Santo Antônio, Ipuarana, em Lagoa Seca (PB) desde terça-feira (28).
Com o tema geral voltado para uma Igreja Sinodal: Comunhão, participação e missão, as conferências têm tratado de assuntos em torno dessa temática nas diversas realidades das Igrejas particulares como, por exemplo, o assunto trabalhado pelo diácono Sérgio que discorreu sobre Eucaristia: sustento da missão na Igreja em caminho.
O palestrante começou sua explanação apontando para o “retorno às fontes”, explicando que não há sinodalidade, nem tão pouco caminho de conversão se a Igreja não fizer esse caminho de retorno, isto é, redescobrir a sua missão pastoral e espiritual.
Revisitar as fontes, segundo o diácono, consiste em compreender que a vida e missão da Igreja nasce da experiência eucarística, que não se limita apenas ao rito. De acordo com o conferencista, a Eucaristia implica em missão contínua, entretanto, quando a Igreja não consegue assimilar essa verdade, muitos riscos e desafios são impostos.
Nesse sentido, o diácono destacou algumas adversidades ao caminho sinodal, dentre elas, atentou para a cultura do subjetivismo, as catequeses e apostolados paralelos, as devoções superficiais à Eucaristia, ao clericalismo, os modelos eclesiológicos equivocados, a realidade de um catolicismo multifacetado com perigos de entretenimento. Ele também aprofundou a dimensão trinitária da Igreja, com um olhar para a comunhão eclesial, o batismo, e a Eucaristia.
Após a assessoria do diácono, seguiu-se a metodologia da formação dos grupos. Neste último dia, cada equipe deverá apresentar até três proposições práticas para a vida pastoral da Igreja no Regional Nordeste 2. As sugestões serão debatidas e votadas durante à tarde.
–
Fonte: cnbbne2.org.br