Escola Diocesana de Catequese promove módulo sobre Sagrada Escritura em Patos

No sábado, 21 de dezembro, o Centro de Treinamento de Liderança (CTDL), na cidade de Patos-PB, recebeu a Escola Diocesana de Catequese, que deu início ao Módulo I: Sagrada Escritura e Catequese. O evento contou com a participação ativa dos catequistas da Diocese de Patos-PB, sob a orientação do Padre Elson Brasil.

O principal objetivo da escola é capacitar os catequistas a aprofundarem seus conhecimentos sobre os conteúdos da fé cristã e a aplicá-los em sua missão de evangelização. Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais, como: Introdução Geral às Sagradas Escrituras, Introdução ao Antigo Testamento, Introdução ao Novo Testamento, Cristologia Bíblica e Apocalíptica Bíblica.

A Bíblia, como base da catequese, é o lugar onde se encontra e conhece a Deus, que se revela em Jesus Cristo. A formação enfatizou que a catequese deve ser fundamentada tanto na Sagrada Escritura quanto na tradição da Igreja. Conforme destacado, a Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um único depósito da Palavra de Deus, confiado à Igreja. O Concílio Vaticano II afirma que “o encargo de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou contida na Tradição foi confiado só ao magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo” (Dei Verbum, 10).

Durante o encontro, os participantes foram lembrados das palavras de São Paulo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus” (2Tm 3,16). O Apóstolo enfatiza que Deus, por meio do Espírito Santo, inspirou homens que, utilizando sua inteligência e criatividade, registraram os acontecimentos relacionados às intervenções divinas na história da salvação. Essa revelação culmina em Jesus Cristo, o Logos, a Palavra viva de Deus feita carne, que se entregou pela salvação das almas. Assim, estudar as Sagradas Escrituras é, em essência, conhecer a Cristo.

Texto e imagens: Maria Sandra (Coordenação Diocesana de Catequese)

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS