DIOCESE
DE PATOS

Encontro Estadual da Pastoral Carcerária

A Diocese de Patos se fez presente, por meio de alguns de seus agentes de pastoral, no Encontro Estadual da Pastoral Carcerária, realizado no Santuário Padre Ibiapina em Santa Fé (Solânea-PB). O encontro foi coordenado pela Pastoral Carcerária da Diocese de Campina Grande e aconteceu nos dias (05 e 06) de abril. Além da partilha das experiências positivas e negativas dos vários leigos e padres que se inserem nos cárceres para levar o Evangelho por meio de visitas, celebrações, catequese e auxílios diversos, o encontro contou com grande reflexão histórica e jurídica sobre violência, mortes, impunidade, encarceramento e reincidência no crime como consequência do tráfico de entorpecentes e da corrupção política.

Constatou-se, como já é do conhecimento de muitos, a ineficácia do sistema penitenciário diante de seu objetivo maior de reintroduzir na sociedade aqueles que cometeram crimes e a transformação de muitas unidades prisionais em verdadeiros mercados (muito promissores) de drogas e de pessoas. Refletiu-se ainda sobre o sistema judiciário (lento, inacessível aos pobres e ineficaz em resultados concretos), além das várias lacunas encontradas no mesmo onde se alojam a corrupção e a impunidade.

Participaram do Encontro o Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária, José Pereira de Andrade (Paróquia N. Sra. da Guia), Venceslau e Francileudo (Paróquia N. Sra. de Fátima), Lidiane (Paróquia N. Sra. da Conceição – Malta), Eliane (Paróquia de Santa Luzia) e o Pe. Rodrigo (Paróquia de Santo Antônio).

Ao final das atividades, a Diocese de Patos foi escolhida para sediar o próximo Encontro Estadual da Pastoral Carcerária na Páscoa de 2015.

Pe. Rodrigo Trindade – Pastoral Carcerária

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS