O compartilhamento de informações é de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos no meio social. Foi pensando nesse crescimento que a Ação Social Diocesana de Patos, através dos programas (PROPAC, PARCEIROS EM AÇÃO E VENCER JUNTOS), e em parceria com o CENTRO SEMEAR realizou nos dias 16 e 17 de dezembro um encontro de avaliação dos trabalhos voltados à Economia Popular Solidária no ano de 2014.
Na manhã do dia 16, as atividades foram iniciadas às 8 horas com a organização dos estandes de apresentação no salão paroquial da Igreja de Santo Antônio em Patos-PB. Participaram do evento 30 pessoas, dos municípios atendidos pelos programas acompanhados pela Ação Social Diocesana de Patos.
Em um segundo momento os participantes tiveram a oportunidade de assistir um vídeo relacionado a Economia Popular Solidária, e em seguida debateram acerca da temática abordada. Podendo assim, fazer um comparativo do que foi exposto com a realidade por eles vivenciada.
Na parte da tarde, os participantes dividiram-se em seis grupos temáticos: Comissões Municipais de Fundos Rotativos Solidários; Banco de Sementes Comunitário; Projeto Vencer Juntos; Comércio Justo e Solidário; Formação Empreendedora e Fundos Rotativos Solidários/ Experiências Comunitárias. A dinâmica utilizada foi carrossel, onde os participantes trocaram experiências entre si, através das visitas efetuadas em cada um dos seis estandes montados. Logo em seguida os participantes fizeram uma avaliação dos trabalhos apresentados.
As atividades referentes ao segundo dia do encontro foram iniciadas às 7h, com uma síntese dos trabalhos realizados no dia anterior. Em seguida, os mesmos participaram de um momento avaliativo e de transmissão de informações ligadas as temáticas abordadas. Além, de terem a oportunidade de analisar vídeos relacionados a economia solidária, e ao comercio justo e solidário.
Por fim, discutiu-se a importância do fortalecimento dos trabalhos no que diz respeito a gestão empreendedora, as atividades dos Fundos Rotativos Solidários e aos bancos de sementes. Foram traçadas também ações de atuação para o ano de 2015.
–
ASDP Patos